Atlética de Engenharia encerra o ano esportivo com saldo positivo

Os dirigentes da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia (AAAEUT), do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estão comemorando o bom desempenho obtido pela equipe, nas competições esportivas que participaram em 2012.

No primeiro semestre, o grupo participou dos jogos Engenharíadas na cidade de Umuarama, onde conquistou 12 medalhas. Em novembro, a associação representou o Campus de Toledo no evento esportivo Joia Oeste, onde obteve seis troféus e o título de Vice-Campeão geral. Mais de 150 atletas dentre estes, alunos, ex-alunos e até professores estiveram envolvidos nas duas competições.

A Atlética tem por finalidade promover e difundir a prática do esporte entre os universitários e promover competições e intercâmbio, buscando sempre o desenvolvimento do esporte universitário. A associação fundada em 22 de dezembro de 2011 surgiu após a participação de acadêmicos em competições esportivas no ano passado.

Segundo o professor Pitágoras Augusto Piana que representou a Atlética na competição Joia Oeste, o docente gosta muito de participar dos eventos esportivos que envolvem a comunidade acadêmica Ele diz que “são momentos de descontração em que é possível conhecer melhor os universitários da Unioeste, e também os estudantes das demais universidades que participam dos eventos esportivos”.

“As competições além de serem saudáveis, promovem o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes, visto que vários cursos de diversas áreas, principalmente das engenharias, se fazem presentes”, observou Pitágoras. O professor aproveitou para parabenizar os alunos associados da Atlética, “parabenizo os acadêmicos de nosso campus pela excelente organização do evento e convido toda a nossa comunidade universitária a participarem de novas atividades desta natureza, vocês não irão se arrepender”, afirmou o professor.

Bons resultados

De acordo com o presidente da Atlética, Yuri Matheus Brunhara Contrera, o primeiro ano da associação foi inesperado, “observando históricos de outras Atléticas, não conseguimos saber de nenhuma associação que tenha conseguido resultados tão expressivos em tão pouco tempo, como a nossa”,afirmou.

Além da participação e representação do Campus de Toledo em jogos esportivos, a associação desenvolveu durante o ano de 2012, dois torneios que aconteceram na Instituição, o Torneio de Futsal e Torneio de Bet´s. “Tivemos ótimas participações nos eventos aqui no Campus também, os torneios envolveram cerca de 130 universitários”, informou o presidente.

Associação Atlética

A Associação Atlética Acadêmica de Engenharia (AAAEUT.), do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma entidade jurídica de direito privado, de duração ilimitada, apolítica e sem fins lucrativos. Fazem parte da associação, os acadêmicos e ex-alunos dos cursos de Engenharia de Pesca, e Engenharia Química da Instituição.

A diretoria da Atlética é composta pelos acadêmicos, Yuri Matheus Brunhara Contrera, Paulo Henrique Ferro, Karine de Andrade, Patricia Daiara Simioni, Marina Roberto Martins, Athos A. Cesnik Ayres, Luciano Valério Barreto, Bruno Vitali Orzari. Os trabalhos da associação contam ainda com diretores de modalidade e colaboradores que ajudam nos treinamentos e competições.

Símbolo oficial

O mascote da Atlética escolhido pelos associados é o animal Bisão. No símbolo o Bisão está envolto por um anel onde está escrito o nome da associação e da Unioeste Campus Toledo. Yuri conta que toda Atlética tem um mascote, “fizemos uma assembleia onde cada participante poderia levar suas ideias de mascote, e nesta reunião foi escolhido o Bisão, que é a nossa identificação”,finalizou Yuri.