Artista plástica abre exposição no Campus

Com coquetel de abertura que reuniu comunidade acadêmica e externa, foi aberta na última quarta-feira a exposição da artista plástica Kelly Guesser no Campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A mostra acontece durante o mês de agosto na Sala de Exposição Edy Braun que fica no espaço da Associação dos Docentes da Unioeste Campus Toledo (ADUCT).

Estão sendo expostas diversos tipos de obras de arte, como desenhos, esculturas e pinturas. A maioria dos trabalhos são retratos feitos com técnicas de pintura a óleo ou grafite sobre papel canson. Conforme a artista Kelly esta é sua terceira mostra e ela conta que ainda não definiu sobre que caminho seguir. “Tenho dúvidas se fico na pintura, escultura ou grafite, por isso, aqui tem um pouquinho de cada uma das coisas que gosto de fazer e que me encantam”, comenta.

Representantes da cidade, como o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato e a ginasta Angélica Kvieczynski, estão retratados na mostra. Kelly diz que as personalidades que escolheu são pessoas que ela admira. “Desenhei estes ícones porque os admiro e assim todo mundo sabe quem é, pois são figuras importantes”.

Dona Maria Inês Lins que participa junto ao programa de extensão da Unioeste – Universidade da Terceira Idade (Unati) diz que a exposição está ótima e que esses trabalhos devem sempre continuar. A professora de química, Olga Peres, concorda com Dona Maria dizendo que a exposição está muito boa e que estas iniciativas são valiosas. “Assim a gente acaba conhecendo o que tem de artistas aqui em Toledo”, ressalta.

O professor do curso de Filosofia, Wilson Frezzatti, diz que é importante prestigiar a mostra. Ele conta que a ADUCT sempre tem feito exposições de arte trazendo artistas da comunidade de Toledo. O docente destaca que esta mostra é bastante interessante porque a artista trabalha com várias técnicas e que as gravuras de pessoas são muito expressivas, “recomendo a exposição”, finaliza.

Doação

Os artistas que expõem no espaço da ADUCT costumam doar uma de suas obras para o acervo da associação. Kelly escolheu uma escultura feita em argila para doar, ela explica que a escolha desta obra a qual foi intitulada de “Fundamentos e raízes frutificam”, se deu por que foi sua segunda escultura e a primeira criação dela. Ela conta que a inspiração para a composição desta obra veio de uma frase que ela leu num livro “tudo que tem raízes frutifica”.