Apresentação de dança movimenta Campus de Cascavel

Os acadêmicos do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram presenteados nesta manhã de quarta-feira (01.08) com três apresentações de diferentes ritmos da dança: dança de salão, ballet clássico e solo de jazz.

A atividade faz parte do 23° Festival de Dança de Cascavel, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que neste ano conta em sua programação com Mostra Aberta (danças), Oficinas e Minicursos.

Na sexta-feira, dia 3, será a vez do Campus de Toledo receber apresentações de dança. A partir das 9h30 estarão se apresentando para a comunidade acadêmica dançarinos do Grupo Axé Ed Mais, Escola de Dança Lilian Moema, solo de jazz com Bruna Bays e Dejan Danças. Ontem (31.07) a apresentação foi no Campus de Foz do Iguaçu, com a participação do Ballet Melissa Martins, Tic Tum Dança de Salão e Estúdio de Dança Pamela Gill.

Prestígio

Tanto em Foz do Iguaçu como em Cascavel, os acadêmicos comparecem de forma expressiva para prestigiar o evento. A primeira apresentação, no Campus de Cascavel, foi do casal Isabela dos Anjos e Igor Zonta, que dançam junto há 2 anos, na Academia Dejan Danças, em Cascavel.

O casal conta como foi a dança de improviso. “Nós não tínhamos ensaiado a coreografia, como costumamos fazer, pois não se tratava de uma dança cênica, que é mais elaborada, mas sim de uma dança prática, como é realmente dançado em gafieiras”, explica.

As demais apresentações foram de ballet clássico “Baú do Papai”, do Colégio Cristo Rei, com a intérprete e coreógrafa Bruna Bays. O solo de jazz também foi comandado por Bruna, que recentemente ganhou uma bolsa de estudos para os Estados Unidos, onde poderá aprimorar os conhecimentos técnicos e artísticos da carreira como dançarina.

De acordo com a diretora artística e pedagógica, Rosane Gonçalves, desde a reformulação do Festival em 1999, ele busca a socialização do público e a instigar a dança nas pessoas, não focando na competição propriamente dita, mas sim uma reflexão de diversas vertentes da cultura cascavelense.

No próximo dia 5, no Centro Cultural Gilberto Mayer, ocorre o encerramento da primeira etapa do evento, da mostra artística com participantes das oficinas e professores convidados. Neste dia serão escolhidas as cinco melhores escolas participantes do festival. Já entre o dia 6 e 9 haverá a oficina e mostra avaliativa dos grupos selecionados do dia anterior. E a Noite dos Melhores do ano, é agendada para o dia 10, às 20 horas, no mesmo local, com premiações e certificados dos destaques do evento.