Abertas inscrições para o Mestrado em Ciências Sociais

As inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais, nível Mestrado, do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) seguem abertas até o dia 18 de fevereiro.

O curso tem como área de concentração o tema “Fronteiras, Identidades e Políticas Públicas” e contempla duas linhas de pesquisas: “Cultura, Fronteiras e Identidades” e “Democracia e Políticas Públicas”. A primeira reúne estudos relativos à diversidade cultural, relações interétnicas, gênero e construção de identidade, considerando as variadas formas de organização social no contexto regional da tríplice fronteira. E a outra linha de pesquisa articula pesquisas que analisam a dinâmica institucional da democracia contemporânea, abordando processos decisórios e o papel das organizações sociais na elaboração de políticas públicas.

No total são disponibilizadas dez vagas para o mestrado, sendo cinco para cada linha de pesquisa.

Ao se inscrever, o candidato deverá indicar a opção por uma das duas linhas de pesquisa e poderão ser feitas na Secretaria Acadêmica ou Secretaria do Programa no Campus de Toledo, até o próximo dia 18 de fevereiro no período das 8 às 11 horas e à tarde das 13h30 às 16h30.

Documentação

Deverão ser entregue no momento da inscrição os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, assinado e acompanhado de uma foto 3X4 recente; cópia do diploma de graduação ou documento que comprove a condição do candidato de concluir a graduação antes de iniciar o curso de mestrado, e histórico escolar da graduação.

Também é necessário o currículo documentado e enviado para a Plataforma Lattes/CNPQ; cópias autenticadas do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento; título de eleitor com o comprovante da votação da última eleição; duas cópias do pré-projeto de dissertação e o comprovante do pagamento da inscrição que custa R$100,00. Este deverá ser acertado na tesouraria do Campus.

O candidato que deseja fazer a inscrição via correios, deve depositar o valor correspondente da taxa de inscrição na Caixa Econômica Federal, agência 0726, operação 006, conta corrente 563-7 e enviar o comprovante do depósito juntamente com o restante da documentação para Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais – Nível Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Toledo, Rua Faculdade n° 645, Jardim Santa Maria, Toledo Pr, Cep: 85.903-000, no prazo de 13 de fevereiro.

Seleção

O processo seletivo pelo qual o candidato será submetido consiste de uma prova escrita e entrevista, ambas classificatórias. A entrevista será sobre o pré-projeto, currículo e condições para cursar o mestrado. Já a prova escrita será aplicada no dia 1 de março das 14 às 17 horas e as entrevistas individuais ocorrem entre os dias 12 e 15 do mesmo mês em horário e o local a serem definidos.

A divulgação dos selecionados está marcada para 18 de março e as matrículas efetuadas no período correspondente entre 27 de março a 1 de abril. O início das aulas do Mestrado em Ciências Sociais também é em 1 de abril.

Outras informações no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais – nível Mestrado pelo telefone (45) 3379-7070 ou no www.unioeste.br/pos/cienciassociais/.