Projeto Rondon: Reunião avalia desempenho dos rondonistas

A equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que participou do Projeto Rondon Operação Capim Dourado 2012, entre os dias 13 a 28 de julho, na cidade de Barrolândia, no estado de Tocantins, participaram nesta sexta-feira (10.08) de reunião avaliativa para avaliar a atuação do grupo da Unioeste no Projeto.

Na ocasião, também foram analisados pela equipe da Pró-reitoria de Extensão os resultados do questionário aplicado aos rondonistas, além da apresentação de breve relato das ações desenvolvidas pelos acadêmicos durante a estada na cidade.

Os depoimentos são baseados nas experiências vivenciadas pelos acadêmicos durante o período que desenvolveram atividades do Conjunto “A” de ações com os temas relacionados à Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Por fim, houve planejamento da próxima atuação da Universidade no Projeto Rondon 2013.

Grande experiência

Para o acadêmico Samuel Andrade de Oliveira, do curso de Enfermagem do Campus de Foz do Iguaçu, “o Projeto Rondon, foi verdadeiramente uma lição de vida, de humildade, responsabilidade, companheirismo e trabalho em equipe”.

Já para Edson Oliveira Silva, do curso de Odontologia do Campus de Cascavel, o Projeto Rondon serviu para rever valores e aprender com o próximo. “Foi muito importante ter participado e saber que o Brasil se resume a muito mais do que nós vivemos. Revi valores que, pelos mais variados motivos, estavam esquecidos, ou não estavam sendo usados, mas que agora foram colocados no topo da minha lista”, relata.

Gisele Cristina Dametto, a acadêmica de Farmácia, do Campus de Cascavel, “o Projeto Rondon foi a concretização dos conhecimentos adquiridos durante a vida universitária. Pudemos aplicar as técnicas aprendidas e sugerir mudanças para a comunidade de Barrolândia”.

Além disso, Gisele acredita que foi possível provocar algumas mudanças na qualidade de vida dos moradores. “O Projeto Rondon me proporcionou um olhar diferente sobre o mundo, a vida, as pessoas e suas dificuldades, meus próprios valores e do próximo. Conheci um Brasil diferente”.