Unioeste sedia Encontro de Avaliação do Subprograma Apoio à Saúde

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná – SETI tem como missão definir, coordenar e executar políticas e diretrizes nas áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Fazem parte da SETI os seguintes órgãos: Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF); Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR); Instituto Tecnológico SIMEPAR e 14 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

O Programa Universidade Sem Fronteiras – USF, elaborado e desenvolvido pela SETI foi implementado em 2007 e instituído como política pública de estado em 2010, pela Lei Estadual n.16.643. Possui como objetivo principal executar uma política de extensão nas Instituições Públicas ou Privadas sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão universitária.

Tendo em vista essa finalidade , visando atender, na medida do possível, as necessidades da sociedade paranaense, o Programa USF foi dividido nos seguintes subprogramas: Incubadora dos Direitos Sociais; Apoio à Saúde; Diálogos Culturais; Apoio às Licenciaturas; Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia. Entre os subprogramas, ressaltamos o projeto mais antigo: Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude – NEDDIJ, o mais recente: Bom Negócio Paraná – PBNP, iniciado em setembro de 2012, com média de aproximadamente cinco mil atendimentos ao mês em oito Núcleos do Estado e encontra-se na fase de encerramento 33 concomitantemente com os encontros de avaliação. Cada subprograma possui metas e ações específicas, tendo como objetivo comum o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população.

O objetivo desse encontro que ocorrerá no dia 29 de novembro próximo no Campus da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, é de avaliar a execução dos projetos desenvolvidos por meio do Subprograma Apoio à Saúde. Participarão do encontro as equipes dos oito projetos em andamento por meio deste subprograma, representando sete Instituições Estaduais de Ensino Superior , UENP, UEL, UEPG, FAP, UNICENTRO, FECEA, FAFIPA, Durante o dia do encontro serão discutidos as situações decorrentes da execução dos projetos, será apresentados, por cada equipe executora dos projetos, os resultados alcançados até o momento, levando em conta o cumprimento das metas e etapas, bem como as dificuldades enfrentadas pelos grupos de trabalho.

Ao final do dia, teremos como resultado a elaboração do relatório redigido do encontro, que Programa primeiras turmas de empreendedores, cuja entrega de certificado acontece será registrado na SETI e entregue ao Senhor Secretário Alípio Leal, bem como ao Excelentíssimo Senhor Governador Beto Richa, por fazer parte do Contrato de Gestão celebrado entre a SETI e o Governo do Estado.

Neste ano foram investidos aproximadamente R$ 5.000.000,00 no desenvolvimento dos projetos através do Programa Universidade Sem Fronteiras.

E com o empenho do coordenador do Programa Universidade Sem Fronteiras, o economista Mario Antonello junto ao Secretário Alípio Leal, 12.800.000,00 – podendo ser ultrapassado conforme a evolução dos projetos.