Simpósio sobre Filosofia Moderna e Contemporânea

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sedia a 17ª edição do Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea entre os dias 29 de outubro até 01 de novembro.

Segundo o coordenador do evento, professor Luciano Carlos Utteich, o objetivo do Simpósio é acolher as múltiplas disciplinas e perspectivas da Filosofia e contemplar as variadas abordagens temáticas. O evento é uma programação do Colegiado de Graduação e da Pós-Graduação em Filosofia.

O professor destaca que esse será um espaço constituído para o debate de questões centrais do horizonte filosófico, oportunizando aos acadêmicos e pós-graduandos participar do exercício filosófico para além da sala de aula. “Por intermédio desta programação os estudantes podem entrar em contato com pesquisadores de renome nacional e internacional, de outras instituições e partilhar experiências diversas”, comenta.

Luciano fala também que este evento desde a sua primeira edição, em 1996, tem se mostrado como um espaço de privilegiada integração, interna e externa, através dos encontros, debates e intercâmbios que promove entre os pesquisadores. O docente explica que para realizar o Simpósio eles contam com a ajuda de acadêmicos participantes dos programas, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Conferências

Conforme o professor Luciano, esta edição trará dois conferencistas internacionais, professora. Dra. Francesca Vidal da Universidade Koblenz-Landau da Alemanha e  professora Dra. Ana Carrasco Conde da Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. As conferências serão realizadas no período noturno, no mini-auditório da Unioeste.

Mini-Cursos

Os mini-cursos terão a duração de 1h30 e estão programados para o período da manhã. Serão quatro Grandes Áreas divididas nas linhas de pesquisa: Ética e Política; Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem; História da Filosofia eFilosofia, Ciência e Natureza na Alemanha do século XIX.

Comunicações

As Comunicações que são um espaço reservado para a apresentação por parte de alunos e professores da Unioeste e de outras instituições para apresentar os resultados de seus trabalhos
vão acontecer no período da tarde. A data limite para encaminhar a submissão de trabalhos é 10 de outubro. Inscrições e mais informações pelo site: http://migre.me/aJVuZ

O evento está sendo financiado pelas agências de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), Fundação Araucária e pela Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).