Programa Casulo promove Oficina de Sustentabilidade Humana

O Programa Casulo Sócio Tecnológico de Apoio e Desenvolvimento de Ações em Gestão Social, Inovação e Sustentabilidade, vinculado ao Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está oferecendo vagas à comunidade para participar da “Oficina sobre Sustentabilidade Humana”.

Conforme o coordenador do programa, professor Edson Marques Oliveira, o Casulo funciona “buscando inovação e o desenvolvimento da sustentabilidade”. Ele explica que a ideia da oficina é refletir sobre esses assuntos de uma maneira criativa. “Vamos procurar desenvolver possíveis ações concretas que podem ser pensadas e elaboradas para agir no dia-a-dia e com isso fazer de forma simples, coisas que mudem o nosso viver cotidiano, não é só teoria, mas prática efetiva”, comenta.

Oficina

O curso será composto por encontros semanais para reflexão e proposição de práticas para o desenvolvimento do conceito da sustentabilidade humana, de forma descontraída, relaxante e com reflexões significativas. As oficinas estão marcadas para os dias, 14, 21, 28 de agosto e 4 setembro, das 19h30 às 21h30 na sala 20 do Prédio da Química, do Campus de Toledo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas junto ao Programa Casulo, que funciona na sala 6, no piso superior da Biblioteca da Universidade, até o próximo dia 10. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou pelo telefone (45) 3379-4371.

Sustentabilidade humana

O professor explica que este conceito, visa ampliar a reflexão em evidência hoje, que seriam apenas reflexões a respeito das questões ambientais, focadas na relação natureza e clima. “A Sustentabilidade Humana vai além, é pensar como ter uma vida sustentável e equilibrada para si e para os seus semelhantes, e com isso, vislumbrar uma sociedade mais justa, humana e fraterna”, comenta.

Cada encontro vai ser dividido entre reflexão e proposição. O professor conta que a sustentabilidade humana pode ser desenvolvida a partir de quatro grandes áreas da vida humana, e que ele denomina de “quadrante vital”. Seriam eles tipos de capital (bem e valor) e inteligência (habilidade e competências).

As quatro áreas seriam social, humana, inteligência emocional e espiritual. O docente ressalta que a questão espiritual não é para ser vista necessariamente como algo só religioso, mas como uma visão transcendental das coisas e da vida. “Ou seja, aprimorar a nossa cosmo visão (visão de mundo e de pessoas) além das coisas matérias da vida, é ver o ser humano de forma integral”, afirma.

Casulo

Este programa é fruto da tese de doutorado do professor de Serviço Social, Edson Marques Oliveira. O docente procurou por meio de seus estudos no doutorado, pesquisar sobre o empreendedorismo social no Brasil. Conforme Edson, sua ideia era que assim que voltasse para a Universidade, após a conclusão de seu doutorado, seus estudos fossem colocados em prática.

“Foi então que elaborei o projeto Casulo, em 2004, o qual visava 10 grandes ações para serem desenvolvidas”. O projeto cresceu, obtendo resultados significativos, entre eles, o Prêmio Ethos/Valor de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade, do Instituto Ethos de SP, na categoria Projeto de Extensão e a publicação de vários artigos e três livros.

Atualmente, o Casulo é um programa permanente dentro da Unioeste e no momento conta com nove alunos bolsistas e um estagiário, que são alunos dos cursos de Economia, Ciências Sociais e Serviço Social. O programa conta com a participação e colaboração do professor Marcos Fernandes, do curso de Engenharia Química.