Inovação: Unioeste deposita mais dois registros de propriedade intelectual

A Divisão de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (DPI/NIT/Unioeste), responsável pela proteção dos resultados da atividade intelectual no âmbito da Universidade, depositou nesta semana mais dois registros de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI-Curitiba).

Trata-se de um pedido de patente do curso de Engenharia Química do Campus de Toledo e um registro de software do curso de Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel. Com esses pedidos de Proteção Intelectual a produção de inovações tecnológicas da Unioeste, soma 31 produtos tecnológicos, dos quais 16 são pedidos de patente, sete são registros de softwares e oiti são transferências/licenciamento de tecnologia executados nos moldes da Lei de Inovação 10.973 de 2004.

Segundo o professor Camilo Morejon, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do NIT, o assunto Inovação Tecnológica está sendo considerado como uma das principais estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Para ele, a meta da inovação não é somente a proteção dos resultados por meio de patente. “A meta da inovação vai, além disso,”, diz ao explicar que “ela se concretiza quando a patente ganha o mercado/sociedade, quando gera benefícios sociais e contribui para o desenvolvimento regional sustentável. Nesse quesito, a Unioeste não se limitou apenas aos pedidos de patente, pelo contrário, e de forma pioneira, priorizou as transferências de tecnologia”.

Camilo observa que “o governo do Paraná está preocupado com essa questão” e uma das ações na área da Inovação é a Feira de Negócios Universidade Empresa (Inovatec-2012), organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e que deverá ocorrer de 16 a 18 de outubro próximo. Este evento pretende motivar, iniciar ou ampliar a relação entre empresas e centros de pesquisa com vistas à realização de parcerias em torno de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A Unioeste marcará presença nesse evento.

A Patente

A patente (BR 20 2012 019570-0) depositada leva o título de “Caixa para tratamento de efluentes da pia da cozinha com separação simultânea de óleos, gorduras e de sólidos sedimentáveis - Cx-Unioeste-v0” e foi resultado de dissertação de mestrado em Engenharia Química do Campus de Toledo, da acadêmica Gabriele Pizzato orientada pelo professor Camilo Morejon.

A patente abrange: um método diferenciado de gestão de efluentes da pia da cozinha com o lema “Jogue todo o óleo, as gorduras e os materiais particulados, na pia da cozinha, que o Cx-Unioeste-v0 fará a separação por você”; e uma tecnologia (CX-Unioeste-V0) diferenciada para o tratamento dos efluentes da pia da cozinha, cujo principal diferencial é a separação contínua dos óleos, gorduras e demais materiais em suspensão, os quais são acumulados na parte externa das residências, num tanque que pode também receber os óleos e gorduras provenientes das residências vizinhas, bem como a separação com fácil remoção dos sólidos sedimentáveis. O produto tecnológico.

O Software

O registro de software (RS 271205167286) corresponde ao produto tecnológico denominado “Programa Computacional para avaliação da uniformidade em irrigação por gotejamento (ProIrriga)”, também resultado de dissertação de mestrado do então acadêmico Marcelo Reisdorfer, do curso de Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel, com orientação do professor Márcio Vilas Boas.

O software ProIrriga permite o cadastramento de projetos de irrigação localizada por gotejamento, armazenando variáveis de cada projeto, fornecendo ao usuário o acompanhamento do desempenho do sistema de irrigação implantado ao longo do tempo por meio das leituras e avaliações realizadas, permitindo a formação de banco de dados das vazões coletadas, armazenando variáveis referentes ao momento da coleta, tais como data e hora da coleta, temperatura ambiente, temperatura da água, pH, pressão inicial, pressão final, tempo de coleta.

O software corrige o volume coletado de acordo com o tempo definido no projeto em relação ao tempo de coleta in loco para manter a padronização das vazões. Além de armazenar as vazões coletas, o software fornece ao usuário a estatística descritiva da coleta e calcula os coeficientes de uniformidade de Christiansen (CUC), coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD), coeficiente de uniformidade estatístico (CUE), coeficiente de variação (CV), segundo as metodologias de Keller & Karmeli (1975) e Denículi (1980), classificando a uniformidade de acordo com os coeficientes calculados. Permite também a impressão e exportação das diversas variáveis, dados coletados e coeficientes para a área de transferência do computador ou em formato CSV.

Todos esses pedidos de proteção intelectual permanecerão junto ao INPI, por um período de 18 meses, correspondente ao período de sigilo antes da sua publicação nos bancos de patentes nacionais e internacionais.