Mestrado em Filosofia busca reflexão aprofundada

O que é o tempo? O que é o espaço? O que é a ciência, a verdade, a falsidade? Como explicar bem, mal, Estado, poder? Essas são algumas das questões que os estudantes do mestrado em “Filosofia Moderna e Contemporânea” ofertado pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) têm a chance de estudar de forma aprofundada.

As pré-inscrições para o ano letivo de 2013 estão abertas até o dia 15 de outubro. Segundo o coordenador do mestrado, professor doutor Alberto Marcos Onate, essa pré-inscrição tem como objetivo filtrar os candidatos interessados. “Esta primeira avaliação busca verificar a qualidade dos projetos e a disponibilidade dos professores orientadores que temos no nosso corpo docente”, ressalta.

O professor informa que após a pré-inscrição, os candidatos aprovados fazem a inscrição pagando a taxa de R$ 100,00, e passam para o exame de proficiência em língua estrangeira, o qual está marcado para o dia 26 de novembro, no período da manhã. O exame consiste em tradução de um texto em língua estrangeira que pode ser italiano, francês, inglês ou alemão. Para a tradução é permitido o auxílio de um dicionário.

O docente diz ainda que no mesmo dia, no período vespertino, ocorre a prova escrita. “Serão provavelmente umas duas questões a respeito do tema que o candidato escreveu no seu projeto”. Alberto diz que a última etapa acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, quando serão realizadas as entrevistas. O resultado final estará disponível no dia 03 de dezembro e as matrículas dos aprovados serão efetivadas em fevereiro de 2013.

O mestrado em Filosofia oferta 18 vagas, as quais estão divididas em duas linhas de pesquisa, “Ética e Filosofia Política”, e “Metafísica e Conhecimento”, cada linha conta com corpo docente de sete professores. As aulas acontecem no período vespertino e a duração é de no mínimo dois anos e no máximo três.

Alberto relata que embora 60% dos mestrandos sejam formados em Filosofia, este curso é aberto para outras graduações. “Temos vários casos bem sucedidos de estudantes que vieram de outras áreas, como psicologia e direito, e fizeram bons trabalhos”, ressalta.

Bolsas de estudo

Alberto comenta que hoje existe uma tendência muito forte para a pós-graduação de maneira geral. “O governo percebeu isso e está incentivando. Posso dizer que praticamente todos os nossos mestrandos são bolsistas”, comenta. O professor informa que as bolsas de estudo, vão sendo disponibilizadas de acordo com a classificação dos candidatos e que o valor está em torno de R$ 1.350,00.

Segundo ele, a Filosofia possibilita a reflexão. “Estudamos questões-chave da ética, do direito, da política, da ciência, do conhecimento, da verdade. Tudo isso de forma radical, isso quer dizer, buscamos o fundamento de todas estas questões”, afirma.

Os interessados precisam apresentar, no ato da pré-inscrição, o requerimento preenchido em formulário próprio, disponível na página do Programa: www.unioeste.br/mestradofilosofiae um Projeto de dissertação, vinculado a uma das linhas de pesquisa. “Se você terminou a graduação e pensa em continuar os estudos, o mestrado em Filosofia é uma ótima opção”, finaliza o professor.