Programa Casulo oferece oficina para jovens

Que vestibular prestar? Qual profissão quero seguir? O que espero do futuro? O que é preciso para ser um bom profissional? Foram algumas das perguntas que o professor Dr. Edson Marques de Oliveira fez para os jovens que participaram da Oficina de Trabalhabilidade e Empregabilidade no Centro da Juventude do Jardim Europa no mês de setembro. A iniciativa faz parte do programa Casulo Sócio Tecnológico, do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Segundo Edson Marques o principal objetivo foi fornecer informações e conhecimentos básicos sobre o mercado de trabalho, opções de carreiras. “Busquei principalmente fornecer dicas práticas de como elaborar um currículo e como se comportar numa entrevista de seleção”, comenta. O professor destaca que buscou incentivar a construção de um plano de carreira profissional.

Edson diz que hoje são muitas as informações e direções possíveis, e que os jovens vivem nesta ansiedade. “Eles possuem muita informação, mas pouco conhecimento, logo, condensar e objetivar algumas informações mais vitais nesse campo pode facilitar na abertura de visão e ajudar a centralizar esforços para possíveis escolhas do futuro profissional”, esclarece.

Na sua fala o docente trouxe alguns princípios para os jovens, destacando dois como seus prediletos: “sorte é quando o preparo encontra a oportunidade" e “se você não for pau-pra-toda-obra, pode virar pau-de-obra nenhuma". Ele diz que apesar de simples, são profundos. “Procurei passar essa mensagem de forma divertida, espontânea, numa linguagem acessível e de fácil compreensão para essa turma”, finaliza.

Segundo a estudante de 16 nos, Dara de Almeida, foi bastante interessante participar da oficina. “Aprendi bastante sobre empregos e como se comportar em entrevistas. A jovem Larissa Mentges de 15 anos concorda, “aprendi como devo me portar numa entrevista e principalmente que preciso correr atrás daquilo que desejo”, explica.

Centro da Juventude

Conforme a Assistente Social formada pela Unioeste e que faz parte da equipe técnica do Centro da Juventude, Madalena Schimidt, este espaço é um local não formal de educação. “Nosso tripé é cidadania, convivência, formação. Esses são os nossos pilares, aqui os jovens têm um espaço para eles”, comenta.

Segundo Madalena esta oficina, “Trabalhabilidade e Empregabilidade”, alinha o jovem na formação profissional. “Podemos observar que é grande o índice de jovens que aos 16 anos estão começando a procurar o primeiro emprego, neste momento eles buscam pensar na carreira, por isso, é bastante pertinente receber dicas e informações sobre a vida profissional”, comenta.