Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio aprova 100ª mestre

Com apresentação da dissertação denominada "Eficácia na qualificação profissional de jovens e o ProJovem urbano: o caso de Toledo - Paraná", Juliane Tramontini Bieger foi a 100ª acadêmica aprovada no mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, oferecido pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O trabalho foi defendido, na tarde da última quinta-feira (09.08), para banca julgadora formada pelo professor doutor Silvio Antônio Colognese, orientador da acadêmica, e pelos professores doutores Rosalvo Shütz e Valderice Cecília Limberger Rippel.

A dissertação apresentada buscou analisar a qualificação profissional do programa ProJovem, e teve como objetivo avaliar sua eficácia. Conforme a acadêmica Juliane, por meio de suas pesquisas foi possível perceber que o programa não teve bons resultados. “Confrontado o objetivo com o resultado, chegamos à conclusão de que esta política pública não foi eficaz em números, já que mais de 400 pessoas iniciaram no ProJovem, mas apenas 60 o concluíram”, comenta.

Importante avaliação

Segundo o professor e orientador do Trabalho, Silvio Colognese, a importância básica deste estudo se refere à avaliação das Políticas Públicas. Ele explica que o Governo federal e o País, como um todo, vivem momento de intensificação das ações em termos das Políticas Públicas voltadas para as mais diversas áreas. “A avaliação da eficácia ou não destes trabalhos que vem sendo implantados, como é o caso do ProJovem, é da maior importância para verificar se os objetivos destas políticas públicas estão cumprindo seus objetivos”, ressalta.

A professora Valderice Rippel concorda que este tema foi bem escolhido. Ela conta que achou interessante e importante a ideia de Juliane fazer um trabalho sobre a inclusão do jovem no mercado de trabalho de Toledo. A docente explica que por meio desta dissertação, a acadêmica indica que, embora este programa tenha um objetivo no discurso, na prática, é outro. “Isso mostra que ao implantar uma Política Pública a fiscalização no decorrer do programa precisa ser maior, para que se possa usar de forma mais eficiente o dinheiro público”, afirma.

Participantes

Mestrandos e doutorandos participaram do evento. Conforme a estudante Márcia Ribeiro a banca é um momento importante para o aluno porque é aqui que ele tem a oportunidade de mostrar o trabalho feito durante os dois anos decurso.

Ela destaca que os professores julgadores fizeram diversos questionamentos e apontamentos que ajudam no processo de adquirir o conhecimento. “Acredito que as observações são valiosas tanto para quem está sendo avaliado, quanto para os alunos que estão assistindo, pois os professores trazem diversas questões que vão nos ajudar no momento de conduzir e elaborar os trabalhos”, aponta Márcia.