NOTA OFICIAL

Unioeste questiona metodologia da Folha de São Paulo

Apesar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), aparecer numa posição importante - 57ª posição - no ranking (RUF), produzido pelo jornal A Folha de São Paulo e divulgada na última segunda-feira (03/09), esta Instituição de Ensino Superior questiona a metodologia da pesquisa que despreza o ensino e supervaloriza a produção de conhecimento.

A expressa maioria das universidades citadas apresenta nota zero em ensino – o que se justifica pela metodologia utilizada - conforme quadro anexo. Dos cem pontos, apenas vinte se referem ao ensino contra sessenta de pesquisa e inovação tecnológica e vinte deavaliação do mercado.

Acontece que os parcos vinte pontos de ensino são contados por meio de uma lista produzida por 597 pesquisadores sobre as 10 universidades que – na opinião destes são referência no ensino. Esta escolha nos estranha, pois desconsidera a especificidade do ensino e indicadores como as provas de avaliação dos estudantes como ENADE, experiências inovadoras de ensino-aprendizagens ou excelência na formação profissional, que não são consideradas.

A produção de conhecimento é um dos aspectos fundamentais da função social das universidades, mas esta se pauta por um tripé indissociável, composto pelo ensino e a extensão. Esta última é absolutamente esquecida pelo ranking da Folha. Não se pode pensar em produção do conhecimento (pesquisa) sem que seja precedido de uma sólida formação (ensino) e sem o retorno desta produção para a comunidade (extensão).

Atenciosamente,

Liliam Faria Porto Borges