Central de Notícias

NOTA OFICIAL

Unioeste questiona metodologia da Folha de São Paulo 

Apesar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), aparecer numa posição importante - 57ª posição - no ranking (RUF), produzido pelo jornal A Folha de São Paulo e divulgada na última segunda-feira (03/09), esta Instituição de Ensino Superior questiona a metodologia da pesquisa que despreza o ensino e supervaloriza a produção de conhecimento.

A expressa maioria das universidades citadas apresenta nota zero em ensino – o que se justifica pela metodologia utilizada - conforme quadro anexo. Dos cem pontos, apenas vinte se referem ao ensino contra sessenta de pesquisa e inovação tecnológica e vinte deavaliação do mercado.

Acontece que os parcos vinte pontos de ensino são contados por meio de uma lista produzida por 597 pesquisadores sobre as 10 universidades que – na opinião destes são referência no ensino. Esta escolha nos estranha, pois desconsidera a especificidade do ensino e indicadores como as provas de avaliação dos estudantes como ENADE, experiências inovadoras de ensino-aprendizagens ou excelência na formação profissional, que não são consideradas.

A produção de conhecimento é um dos aspectos fundamentais da função social das universidades, mas esta se pauta por um tripé indissociável, composto pelo ensino e a extensão. Esta última é absolutamente esquecida pelo ranking da Folha. Não se pode pensar em produção do conhecimento (pesquisa) sem que seja precedido de uma sólida formação (ensino) e sem o retorno desta produção para a comunidade (extensão).

 

Atenciosamente,

 

Liliam Faria Porto Borges
Pró-Reitora de Graduação

 

Diogo Tamoio
Diretor de Comunicação Social

 

Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.