Circo da Alegria faz show no documentário O equilibrista

Integrantes do Circo da Alegria se apresentam no intervalo das aulas do período matutino do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento ocorreu no dia 26 de julho e fez parte da exibição do documentário “O Equilibrista”, o qual é vinculado ao projeto de extensão “Os Fazedores”, que busca problematizar questões ligadas à arte contemporânea.

Conforme a coordenadora do curso de Filosofia, profª. Ester Heuser, esta programação é na verdade um convite para que os participantes escrevam sobre o que viram. “Esperamos que os alunos possam escrever sobre, ou a partir daquilo que o documentário provoca”. Após a exibição do filme, a qual foi feita nos períodos matutino e noturno, os participantes foram incentivados a escrever textos que serão  publicados no blog http://osfazedores.blogspot.com/.

De acordo com o estudante de Filosofia, Jaziel Rautenberg, esses documentários sobre arte contemporânea buscam fazer relação entre Filosofia e a arte em diversos temas da área. “Aqui no curso sempre se procura trazer algo diferenciado para fazer relações com outras áreas de conhecimento”.

Para Jaziel o documentário foi muito interessante, pois o longa é intrigante. O acadêmico faz relação entre a aventura vivida pelo protagonista de atravessar as torres gêmeas e um assalto a banco. “Achei fascinante, mas a ideia é que o público traga suas impressões depois de prestigiar o documentário, para que consigamos trocar conhecimentos e percepções”.

Circo da alegria

O documentário conta a história de um equilibrista que ousou atravessar as torres do Word Trade Center, em Nova York. Como o longa-metragem traz a temática do equilibrismo, o Circo da Alegria foi convidado a fazer uma apresentação na abertura da programação. O evento agradou os acadêmicos que prestigiaram durante o intervalo das aulas.

Daniel Mateus Ferreira que é integrante do circo conta que é muito bom fazer parte do grupo. “Fazemos arame baixo, pernas de pau, pirâmides, vários são os números que é preciso de equilibrismo”.