Assessor para Assuntos Fundiários participa de reunião na Unioeste

O assessor para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, participou na última semana, de reunião no gabinete da reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na pauta estava à discussão para elaboração de convenio com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), visando à utilização do espaço da fazenda experimental, com objetivo de implantar no futuro um centro avançado de pesquisa voltado a agricultura de toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná. A área pertencia empresa Syngenta e foi desapropriada em favor do Governo do Estado. O projeto prevê investimentos em infraestrutura, para utilização pedagógica do espaço.

Na reunião estavam a Pró-Reitora de Graduação, professora Lilian Faria Porto Borges, o chefe de Gabinete da Reitoria, Edson de Souza e o professor dos cursos de Engenharia Agrícola e do Mestrado em Energia da Agricultura, professor Reginaldo Ferreira Santos.

Para a professora Lilian, o espaço pode garantir a ampliação dos cursos voltados à agricultura familiar e agroecologia, além de fomentar a permanecia dos jovens do campo junto às famílias, minimizando o êxodo rural.  Já para o Chefe de Gabinete, Edson de Souza, a Unioeste pode desenvolver diversas ações de pesquisa e extensão. “Podemos realizar inúmeros projetos voltados a agricultura naquele local. Para a Universidade é um avanço significativo”, explica ele.