Encontro do Parfor reúne professores da rede básica de ensino

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reuniu professores das escolas municipais e estaduais de Cascavel e região, secretários municipais, gestores educacionais, entre outros públicos voltados à área da educação básica, em torno do 1º Encontro Regional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

No evento, realizado na última sexta-feira (03.05), no auditório do Campus de Cascavel, o coordenador do Parfor na Unioeste, professor doutor João Carlos da Silva, enfatizou que o principal objetivo do encontro foi levantar discussões sobre o andamento do Programa na Unioeste, apresentar relatos de avanços já obtidos, novos desafios e perspectivas a serem alcançadas nos próximos anos.

Entre os cursos ofertados pelo Programa, cinco já são estão sendo ministrados, sendo três no Campus de Cascavel que são: Formação Pedagógica, Ciências Biológicas e Letras/Espanhol e dois no Campus de Toledo nas disciplinas de Ciências Sociais e Filosofia.

Para a coordenadora geral da Formação de Docentes da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professora doutora Izabel Lima Pessoa, o Programa tem grande importância na formação de professores da Educação básica. “Eles buscam maior qualificação na área que atuam em sala de aula resultando positivamente nos estudantes da rede pública de ensino”, comenta.

Dados apresentados pela professora Izabel, apontaram que até o ano passado, existiam 1.904 turmas do Parfor, distribuídas em 397 municípios brasileiros, sendo na maioria deles, oferecidos em Instituições Públicas de Ensino.