Alunos da Unioeste orientam comunidade de Barrolândia

Trabalhar com e para a comunidade. Essa é a proposta lançada a oito acadêmicos e dois professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que participam do Projeto Rondon Operação Capim Dourado 2012, na cidade de Barrolândia, Tocantins, em conjunto com estudantes da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Os rondonistas atuam no Município há duas semanas, executando tarefas em benefício à comunidade e organizando diversas oficinas nas áreas de saúde, doenças sexualmente transmissíveis, além da saúde sexual e reprodutiva de jovens e adultos e Estatuto da Criança e Adolescentes.

As oficinas já realizadas pelos acadêmicos da Unioeste foram: Humanização e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), Ação de Conscientização dos Caminhoneiros sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens e Defendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Orientações

Entre as oficinas promovidas pelos acadêmicos pode-se destacar o trabalho realizado com os caminhoneiros sobre doenças sexualmente transmissíveis. Esta atividade foi desenvolvida na rodovia Belém-Brasília, local que possui altos índices de criminalidade e prostituição.

A oficina teve como objetivo conscientizar os caminhoneiros, que transitam pela estrada e permanecem durante a noite em hotéis próximos a rodovia, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, por meio de panfletos, orientações e esclarecimentos acerca do assunto. Além disso, os motoristas passaram por exames de glicemia e verificação da pressão arterial. Aqueles que obtiveram resultado elevado no nível de glicemia foram instruídos a procurar as Unidades Básicas de Saúde para atendimento especializado.

Em outra oficina a equipe de rondonistas da Unioeste orientou ainda a equipe profissional de saúde de Barrolândia para a humanização no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, com a participação de profissionais da saúde, adolescentes e jovens, os acadêmicos realizaram oficina abordando questões relacionadas ao aumento da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids, além dos cuidados para evitar a gravidez precoce e abortos clandestinos.

Os rondonistas da Unioeste retornam da Operação Capim Dourado 2012, no próximo domingo, dia 29.