Apresentação cultural celebra os 40 anos

Construção coletiva da história do ensino superior na cidade de Cascavel e regiões Oeste e Sudoeste. Este foi o sentimento que permeou os convidados que participaram da comemoração dos 40 anos do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na manhã desta quinta-feira (16.08).

A ocasião foi marcada por diversas atividades, como o lançamento do selo comemorativo, a doação do Relógio do Sol, apresentações culturais e uma confraternização com bolo de aniversário.

Dezenas de autoridades se fizeram presentes na solenidade, dentre elas o reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Webber, diretores de campi, ex  diretores, docentes, agentes universitários além de diretores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) e autoridades municipais e representantes do governo do Estado.

De acordo com o reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, “a antiga Fecivel/Unioeste, representou uma união de toda a sociedade na construção do ensino superior nas regiões Oeste e Sudoeste. Diversos municípios do Oeste unidos formaram a União do Oeste, a Unioeste! Parabéns ao Campus de Cascavel e a todos que ajudaram a construir a  história da Universidade!”.

O reitor comentou também que as metas para a Universidade nos próximos anos é de fazer um plano de expansão, a partir de ideias e necessidades da comunidade interna e externa, que a cada ano será implantado esse plano, o que é muito importante para o desenvolvimento da Unioeste.

Eurides Rossetto, ex-diretor do Campus de Cascavel, vivenciou o período da criação da Instituição. “Foi um tempo de muitas discussões e lutas em busca da instalação da Universidade, eu considero um período muito fértil, no sentido de busca de ideias e discussões até mesmo de políticas internas na Unioeste. Uma das passagens que me marcou muito foi à época da Estatuinte, em que nos reunimos para discutir ações em prol da Universidade”, finaliza.

Para o ex professor da Fecivel/Unioeste, Bertolino Tenfen, foi uma grande conquista a implantação do ensino superior da cidade de Cascavel e depois para a região Oeste do Paraná, uma participação de toda a sociedade que se mostrava interessada em fundar uma instituição do ensino superior. O professor lembra com saudade da época em que trabalhou na Universidade e comenta também que sentiu-se muito lisonjeado em participar da comemoração dos 40 anos do Campus de Cascavel.