Professores e alunos da Unioeste são premiados

O Colegiado de Ciências Econômicas do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está comemorando a conquista de prêmios por professores e acadêmicos no 22º Prêmio Paraná de Economia e no 7º Prêmio BRDE de Desenvolvimento.

No Prêmio BRDE de Desenvolvimento, promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) foi premiado com o 1º lugar o professor Lucir Reinaldo Alves, com o trabalho intitulado “O BRDE e o financiamento do Desenvolvimento do Estado do Paraná”. Já os professores Jandir Ferrera de Lima, da Unioeste, e Augusta Pelinski Rainher, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conquistaram o 3º lugar com o título “O BRDE e o crescimento e desenvolvimento econômico regional paranaense: evidências empíricas”.

No Prêmio Paraná de Economia, categoria Economia Paranaense, o 1º lugar coube ao aluno Djeison Giovan Hassemer, com o trabalho “Evolução do emprego nos municípios canavieiros frente à economia paranaense (1995-2010)”, que teve como seu orientador o professor Carlos Alberto Gonçalves Junior. O 2º lugar foi conquistado pela acadêmica Gisele Esser, orientada pelo professor Jandir Ferrera de Lima, com o trabalho “Os sentimentos econômicos e a tomada de decisões empresariais: o caso dos empresários de Palotina (PR)”.

Também foram premiadas, obtendo o 4º e 5º lugares, respectivamente, as alunas Marcia Terezinha Michelon, orientada pelo professor Ricardo Rippel, com o trabalho “Crescimento Econômico e demográfico no Estado do Paraná: uma análise de 1980 a 2010”, e Mariane Maria Bortolotto, com orientação do professor Lucir Reinaldo Alves, que apresentou a monografia “Análise da evolução do setor de autopeças no Estado do Paraná”.

Ainda no Prêmio Paraná de Economia, na categoria Economia Pura e Aplicada, o acadêmico Cassiano Ricardo Dalberto, orientado pelo professor Jefferson Andronio Ramundo Staduto, conquistou a 4º colocação, com o trabalho “Uma análise das economias de aglomeração e seus efeitos sobre os salários industriais brasileiros”.

Os objetivos

O Prêmio Paraná de Economia, instituído pelo Corecon-PR, na modalidade de Monografia de conclusão de curso de graduação em Ciências Econômicas, tem a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada. Já o Prêmio BRDE de Desenvolvimento, visa incentivar estudantes e profissionais economistas a realizarem pesquisas e investigação econômica.