Abrunati pede apoio ao senador Buarque

No último dia 13, membros da Associação Brasileira das Universidades Abertas à Terceira Idade (Abrunati) estiveram em Brasília reunidos com o senador Cristovam Buarque para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Unati´s em várias instituições de ensino do superior do Brasil.

Na ocasião, salientou Nantes, foi entregue ao senador um documento solicitando apoio para que haja mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) que garantam recursos do Ministério de Educação para a educação de pessoas idosas, oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior, por meio das Unati´s. “As mudanças a que nos referimos têm como foco que trata “Dos Níveis e Modalidades de Educação e Ensino”, onde gostaríamos de ver incluída a Educação da Pessoa Idosa, caracterizada como educação permanente, na modalidade não-formal, realizada em Instituição de Ensino Superior. Esta mudança exigiria a modificação que trata da Educação Superior. Nesta parte, deveria ser acrescentado sobre a educação não-formal da pessoa idosa” explicitou o documento.

O grupo participou também de reunião na Secretaria de Direitos Humanos (SDI), com a coordenadora-geral Neusa P. Muller, entregando documento que relata os projetos e  atividades desenvolvidas nas Unatis brasileiras, além de apresentar a Abrunati. Nessa reunião, foi informada que a Unioeste sediará  o XIII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos à Terceira Idades de IES´s, em Foz do Iguaçu em setembro de 2013 e que a participação da Secretaria será de suma importância. O grupo solicitou ainda que a SDI, avalie a possibilidade da Abrunati ter a oportunidade de ser representada nos eventos da Conferência Nacional de Direitos Humanos – Idoso, ocupando um espaço de destaque “cadeira cativa” junto a esse órgão especifico.

Nesses encontros, estiveram presentes o presidente da Abrunati, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Antonio Carlos Nantes; professor Mauro Jose Ferreira Cury Unioeste/Campus de Foz - diretor de Comunicação Social e Eventos; professora Regina Taam (Universidade Estadual de Maringá - UEM) - diretora de Politicas Publicas; professor  Claudio Stieltjes (UEM) - vice-diretor de Politicas Públicas e Criviam Paiva de Siqueira – representante da Itaipu Binacional - Rede Cidadã.

Segundo Nantes, presidente da Abrunati, as reuniões em Brasilia superaram as expectativas do grupo, enfatizando que a mudança da LDB e a integração das Untais no Sistema Educacional Brasileiro seria um grande avanço no atendimento aos direitos da pessoa idosa e uma significativa contribuição para um envelhecimento saudável daqueles que conseguiram envelhecer.