Rondonistas da Unioeste levam ações para a comunidade

Equipe composta por oito alunos e duas professoras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que participam do Projeto Rondon - Operação São Francisco, no município de Campo do Brito, em Sergipe, está a 10 dias desenvolvendo uma série de ações voltadas a Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Acadêmicos e professores, que saíram no dia 21, retornam no próximo dia 4 de fevereiro.

As professoras Elisabeth Rossetto, do curso de Pedagogia do Campus de Cascavel e Joceli de Fátima Arruda Sousa, do curso de Pedagogia do Campus de Foz do Iguaçu coordenam o trabalho da equipe.

O grupo é formado pelos acadêmicos: Elizandra Daneize dos Santos, do curso de Pedagogia do Campus de Foz do Iguaçu; Vinicius Gaspehoski Aurélio, de Ciências Sociais do Campus de Toledo; do Campus de Marechal Cândido Rondon o aluno José Augusto Hillmann Xavier, do curso de Direito e Patrícia Helena Frai, de Letras; do Campus de Cascavel são Gustavo Schelle, de Medicina, Iris Cristina Barbosa Cherubini, de Pedagogia, José Joacy Rabelo de Oliveira, de Enfermagem e Kassiana da Silva Miguel, de Ciências Biológicas.

Repassando conhecimento

Nesta semana, na Escola Municipal José da Cruz, localizada no povoado de Gameleira e Limoeiro, a equipe do Projeto Rondon deu início aos trabalhos nos povoados, desenvolvendo junto aos professores, profissionais da saúde e comunidade em geral, diversas ações, todas voltadas às áreas  da educação, saúde e ação social.

“Nos concentramos na Escola Municipal de Gameleira, com atividades em três salas”, explica a coordenadora Elisabeth Rosseto. Na primeira sala foi trabalhado com os professores da educação infantil ao ensino fundamental. “Priorizamos as teorias de aprendizagem, o processo de desenvolvimento humano, o papel do professor e diversos jogos pedagógicos para a alfabetização”, explica a coordenadora.

Já na segunda sala, na presença da comunidade, foram abordados pela equipe temas diversos, ligados a violência infantil, prostituição, drogas, DSTs e, na terceira, a atividade desenvolvida foi realizada com profissionais da saúde trabalhando com questões relacionadas ao combate e prevenção de doenças infecto-parasitárias, humanização do SUS, entre outros.

A Unioeste conta ainda com uma segunda equipe participando do Projeto Rondon, que está atuando na Operação 2 de Julho, no município de Capim Grosso, na Bahia. O grupo, coordenado pela professora Rosislene de Fátima Fontana, do curso de Hotelaria, do Campus de Foz do Iguaçu e pela técnica administrativa da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, Erosânia Lisboa, retorna no dia 3 de fevereiro.