Programa de Desenvolvimento Regional é destaque em eventos

Os professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), Mestrado e Doutorado, do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem sido destaque em eventos nacionais e internacionais.

Recentemente, o volume de trabalhos aprovados dos docentes do PGDRA ficou em 13º lugar dentre mais de 70 Instituições de Ensino Superior (IES) ou Institutos de Pesquisas no 50º Congresso de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado de 22 a 25 de julho em Vitória (ES).

Agora o PGDRA aprovou em torno de 12 trabalhos de docentes e acadêmicos no 1º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres), que irá ocorrer na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Praia Vermelha, Urca, nos dias 29 a 31 próximos. Esse evento é um dos mais importantes da área de avaliação do Programa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PGDRA ficou em primeiro lugar em número de trabalhos aprovados no Sedres.

Destaque também no exterior

No cenário internacional, cabe lembrar que o PGDRA/Unioeste é co-organizador da International Conference of Agricultural Economists, a ser realizada nos dias 18 a 24, no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu.

No próximo dia 23, o professor Jandir Ferrera de Lima, docente do PGDRA, fará a comunicação de abertura do 3º Seminaire sur la transversalité em Québec, no Canada. Esse evento é promovido pelo Centro de Pesquisas Sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) e congrega diferentes instituições de pesquisa internacionais.

Com isto, o PGDRA vem marcando importante presença nos eventos científicos de renome de sua área, fato este que projeta ainda mais a Unioeste no cenário nacional e internacional de pesquisa e pós-graduação.

Somando os trabalhos dos docentes e acadêmicos em eventos científicos e o volume significativo de textos publicados em periódicos científicos e livros, o PGDRA se consolida como centro de excelência em estudos regionais e do agronegócio em âmbito nacional.