Unioeste realiza seminário de encerramento da quarta turma do PDE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebe neste dia 6, segunda-feira, 389 professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) para solenidade de encerramento do curso 2010/2012. O evento, a ser realizado no auditório do Campus de Cascavel, com início previsto para as 8h30, contará com a presença de autoridades da Universidade, dos núcleos de Educação e da direção do Programa.

De acordo com o coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, os professores atendidos pela Unioeste e que participam do Seminário de encerramento pertencem a seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, sendo: Assis Chateaubriand, Cascavel, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu e Toledo.

O Seminário de encerramento contará com a participação da administração central e pró-reitores da Unioeste, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e coordenadores gerais do PDE na SEED, chefes de núcleos de Educação, coordenadores do PDE nos Núcleos regionais, além das coordenações de cursos da Unioeste.

O coordenador Marco Carvalho destaca a importante participação de diferentes cursos da Universidade no aprendizado dos professores do PDE. “Contamos com a colaboração de muitas pessoas”, disse ele, ao destacar a efetiva participação dos docentes dos cursos de Matemática, Pedagogia, Letras, Biologia, Geografia, História, Química, Filosofia e Economia. Além destes, há também participação de professores de outras disciplinas e de todos os campi da Instituição.

Programação

Durante todo o dia, os professores da quarta turma do PDE 2010/2012 participam de diversas atividades programadas, iniciando com apresentação de vídeo institucional da Secretaria de Estado da Educação e do Quarteto de Cordas. O destaque da manhã será para palestra “A importância da formação continuada como precursora de novas ações no espaço escolar”, a ser proferida pelo professor Alvori Ahlert.

Já na parte da tarde, a partir das 14 horas, haverá apresentações de trabalhos desenvolvidos durante o curso. Serão três projetos em forma de comunicação oral, de professores de Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu, além de outros 20 projetos a serem mostrados em painéis. Haverá ainda apresentações culturais dos Talentos do Circuito Universitário de Arte e Cultura, Turma da Reciclagem e da peça O Pequeno Príncipe, às 16h30, encerrando o encontro.

O PDE

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete universidades públicas do Paraná. O programa de estudos tem duração de dois anos - no primeiro ano o professor fica afastado de suas atividades em 100% da carga horária e no segundo ano em 25%.

A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.  Neste ano são 363 que integram a quinta turma, iniciada em fevereiro, de um total de dois mil professores de todo o Estado que estão afastados para participarem do PDE.

O coordenador do PDE, Marco Antonio Carvalho, vê como benéfico o intercâmbio entre PDE e Universidade e cita como exemplo o envolvimento que o Programa tem na relação que a Universidade passou a desenvolver com a escola pública. “Na Universidade teorizamos o aprendizado, enquanto o professor que esta há anos em sala de aula, traz para dentro da Universidade este acúmulo de experiências”.

Já a Universidade dá oportunidade aos professores de dinamizarem e conhecerem metodologias outras a serem aplicadas em sala de aula. O contato novamente com a Universidade, após longos períodos de afastamento, leva muitas vezes o professor a se interessar em voltar aos estudos. “Ele busca cursar uma especialização, mestrado ou doutorado em Educação, como já ocorreu”, conclui o coordenador do PDE.