Campus exibe nesta quinta-feira documentário - O Equilibrista

O curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, por meio do projeto de ensino pesquisa e extensão "Escrileituras: ler-escrever em meio à vida", vinculado ao Observatório de Educação do Ministério da Educaçã e Cultura (MEC/Capes) promove nesta quinta-feira (26/07) a exibição do documentário “O Equilibrista”. O evento acontece no mini-auditório da Instituição às 9h30 e 20h30, e é aberto a comunidade.

Conforme a professora de Filosofia, Ester Heuser, este documentário em especial segue a lógica do filme de suspense e deverá funcionar como um convite a refletir sobre uma prática artística que espelha melhor que qualquer outra o apagamento das fronteiras entre gêneros e as distinções entre modos de fazer, ver e pensar as artes.

Ester destaca que os participantes da mostra serão incentivados a produzirem textos de qualquer gênero literário, como poesias, resenhas, matérias jornalísticas, artigos. Os textos poderão ser publicados no blog http://osfazedores.blogspot.com/. “Queremos fazer do campus da Unioeste um espaço de difusão cultural”, afirma Ester.

Os fazedores

Segundo a professora, este evento está vinculado ao projeto “Os Fazedores” o qual é um projeto de extensão universitária dedicado à divulgação e problematização das poéticas contemporâneas, cuja principal janela é um ciclo de documentários dedicado às manifestações artísticas locais, nacionais e internacionais.

Os Fazedores foi criado pelo professor Dr. Eduardo Pellejero, em 2010, e efetivado por meio do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para tratar dos procedimentos de criação, a contra-cultura e o cinema. Devido a seu sucesso local, desde 2011, o projeto estende-se em outros dois locais do Brasil: Toledo/PR e Campinas/ SP.

Em Toledo e Campinas, ele funciona como uma iniciativa conjunta do Programa Interdisciplinar e Interinstucional Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/ Unicamp), e do curso de Filosofia da Unioeste. O objetivo é oportunizar o contato com produções artísticas não comerciais e desenvolver a reflexão e a problematização filosóficas a partir das poéticas contemporâneas.

Sinopse

O filme que vai ser apresentado é o vencedor do Oscar de melhor documentário em 2008, do diretor James Marsch. O longa-metragem aborda a reconstituição da travessia ilegal do equilibrista Philippe Petit, ocorrida em 07 de agosto de 1974, em uma corda bamba entre as torres gêmeas do World Trade Center.

Após uma hora no local ele foi levado para um exame psicológico e, posteriormente, preso. Para realizar o feito Petit levou oito meses planejando-o com amigos, buscando um meio de enganar a segurança do World Trade Center para que pudesse entrar no prédio com a corda de aço e equipamentos.