Pedagogia do Campo organiza Seminário em Educação

O Colegiado do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza o I Seminário de Temas Especiais em Educação, no Campus de Cascavel. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de julho; 10 de agosto e 6 e 30 de novembro.

A organização do seminário é em conjunto com o Programa de Formação Continuada para Professores da Educação Básica, Núcleo dos Estudos Interdisciplinares (NEI), Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Colegiado de Pedagogia e o Colegiado de Licenciaturas para Educadores do Campo.

O objetivo é debater sobre o currículo escolar, processo de ensino e aprendizagem na escola e a relação educação-sociedade, provocando uma discussão científica dos temas citados. Além de buscar a integração da formação inicial com a formação continuada dos professores da educação básica.

Programação

A abertura oficial do evento será na terça-feira, dia 24, às 19 horas, no auditório do Campus, com a conferência “Desafios do professor na questão currículo escolar na atualidade”, ministrada pela professora/doutora Nereide Saviani, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Além da conferência de abertura, nos dias 24 e 25, serão ministrados os minicursos com a professora Nereide Saviani que tratará sobre “Concepção de sociedade e educação em Krupskaia e a sua contribuição para a educação na atualidade”.

No dia 10 de agosto, acontece a conferência “Fundamentos pedagógicos do ensino”, a ser proferida pela professora/doutora Lígia Regina Klein, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às 19 horas, no auditório do Campus.

Já no dia 6 de novembro será ministrado o minicurso “Fundamentos metodológicos da educação: lógica formal e lógica dialética”, organizado pela professora/doutora Aparecida Favoreto da Unioeste. E no dia 30 de novembro acontece o minicurso “Concepção da sociedade e educação em Makarenco e a sua contribuição para a educação na atualidade”, explanado pelo professor/mestre Cezar Ricardo de Freitas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Toledo). As conferências serão transmitidas por vídeo.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente na data e local do evento, das 19h às 19h30 horas. Ao todo serão disponibilizadas trezentas vagas para o seminário. Os certificados de participação serão confeccionados apenas para as conferências.

Público

As conferências do seminário são abertas a comunidade acadêmica e professores da rede de ensino. Já os minicursos são destinados somente aos acadêmicos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Unioeste.