Nacionalismo e América Latina é tema de Seminário no Campus de Beltrão

Debater o Nacionalismo e América Latina é o que propõe o Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação e o Grupo de Pesquisa Dinâmica Econômica e Formação Sócio Espacial do Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O 2° Seminário Estadual de Estudos de Conjuntura Nacionalismo e América Latina: perspectivas de desenvolvimento e educação frente à crise mundial será realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no auditório do Campus.

Aprofundar as reflexões sobre a dinâmica atual da sociedade capitalista, dando atenção especial às perspectivas de desenvolvimento e educação frente à crise mundial é um dos objetivos do evento. Também analisar a crise, o desenvolvimento do mundo atual e a educação nesse contexto, assim como debater sobre este processo na América Latina, em especial, no Brasil. Para tanto, o encontro contará com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos, viabilizando aos participantes o debate em torno da temática proposta.

Inscrições

A inscrição e o pagamento da taxa poderão ser realizados diretamente no protocolo do Campus de Francisco Beltrão ou ainda via Correios, enviando os dados de ficha de inscrição contendo: nome completo; documento de identidade; CPF; e-mail e cidade. Caso o participante deseje se inscrever para apresentação do trabalho é necessário confirmar e colocar o título do trabalho.

O endereço para envio da documentação é: II Seec – América Latina, rua Maringá, n° 1200, CEP: 85.605-010, Francisco Beltrão/PR. Já o comprovante de depósito deve ser identificado pela Caixa Econômica Federal, agência 0601 – 006, conta corrente 390-1.As taxas de inscrição custam R$25,00 para estudantes e ouvintes e R$30,00 para demais profissionais.

Trabalhos

O prazo para entrega de trabalhos termina no próximo dia 3 de agosto. Serão aceitas pesquisas concluídas, em andamento ou experiências educativas, que deverão conter: objetivo, justificativa, metodologia, discussão teórica e resultados. As categorias dividem-se em: artigos e resumos expandidos e deverão seguir os seguintes eixos temáticos: Trabalho e educação, Desenvolvimento econômico e regional, Políticas públicas e formação docente, Movimentos sociais e educação, Acumulação de capital e geografia econômica e Geografia política e geopolítica. As normas para confecção e envio dos trabalhos podem ser encontradas no site http://iiseecamericalatina.wordpress.com/.

Programação

No dia 21, no período das 13h30 às 17h30 e das 18h30 e 19h30 haverá credenciamento do seminário. Na sequência terá início solenidade de abertura e a Conferência “Nacionalismo e Conjuntura Latino Americana” comandado pelo professor Armen Mamigonian da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

No dia seguinte, as apresentações de trabalhos serão ás 7h30, às 13h30 e às 19h30. E no último dia, a partir das 8 horas, haverá mesa redonda “Perspectivas da Educação no Brasil e Cuba” com a professora Janaína Damasco Umbelino, da Unioeste e o professor Marcos Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina.

A tarde segue com apresentação de painéis e oficinas. Já para a noite, com início às 19h30, está prevista a Conferência de Encerramento “Educação e projeto nacional”, a cargo do professor César Nunes, da Universidade de Campinas.