Comunidade acadêmica participa de seminário sobre Tecnologias da Informação

Alunos, professores e funcionários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do seminário “O Uso Pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Escola”, proferido pelo professor. José Manuel Moran. O evento, promovido pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, foi realizado na última quarta-feira (25.07), no Teatro Municipal de Toledo, e reuniu cerca de 900 pessoas.

O Seminário foi parte integrante do curso “Uso das TIC na Escola: Entre Limites e Possibilidades na Gestão Escolar”, realizado com gestores e pedagogos das escolas estaduais neste semestre. Em todo o Paraná, foram 60 turmas formadas neste curso, totalizando mais de 1,8 mil cursistas. Além dos 120 concluintes do curso na Regional de Toledo, o evento recebeu educadores de todo o Paraná.

A abertura contou com apresentações artísticas que incluíram apresentação de músicas e literatura de cordel. Após, o palestrante iniciou falando sobre educação libertadora. Ele procurou explicar como integrar novas tecnologias com comunicação nas escolas. A tarefa segundo ele não é fácil, porque geralmente as escolas são resistentes a mudanças.

Segundo José Moran, o modo de ensinar nos últimos 30 anos não mudou muito, o que não é bom. Ele afirma não ser possível que a escola apenas proíba todos os novos recursos, pois os alunos aprendem rápido sobre os novos caminhos tecnológicos. “É preciso que a escola faça sentido para os alunos. Devemos lembrar que educação é um processo humano e é preciso ir ao encontro do aluno e acolhê-lo”.

Basta querer

Conforme a professora Edy Braun, docente do curso de Filosofia da Unioeste, o seminário foi importante porque o palestrante deixou claro que as tecnologias da informação existem e que ao usá-las não se deve deixar o aspecto humano esquecido. Edy presenteou o palestrante com uma obra de arte feita por ela.

Segundo a professora, a maior contribuição que este evento propiciou para ela é que vem confirmar aquilo que ela sempre diz: “Não devemos esperar pelos outros, cada um deve fazer sua parte. Cada um pode ensinar e aprender em qualquer lugar, com qualquer recurso, desde que tenha conhecimento e criatividade”.

A estudante do 4º ano de história da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, Elaine Cristina Bueno Pereira, abriu o seminário cantando algumas músicas de compositores da MPB, como Tom Jobim e Chico Buarque. A acadêmica, que também assistiu a palestra,  disse ter gostado muito porque o tema foi de encontro com o que ela estuda na Universidade. “Isso tudo é bastante atual e necessário discutir”, comenta.