Encontro mostra utilidade da Computação Aplicada

O curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está promovendo o Encontro de Computação Aplicada (ECA). O evento prossegue até amanhã (30.08), no período das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 17 horas. O encontro trata de aplicações que são sustentadas e fundamentadas pela computação.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora Claudia Rizzi, o ECA busca trazer inovações tecnológicas em várias áreas. Como exemplo, a educação, a saúde e robótica para se realizar a aplicação efetiva na computação, de maneira compreensível e de fácil acesso às pessoas.

A professora comenta também que, neste Encontro, o trabalho de desenvolvimento da computação aplicada está sendo feita em três segmentos distintos: Transmissão da Dengue, Influenza A-H1N1 e Trânsito. O resultado é uma contribuição no desenvolvimento e aplicabilidade nas áreas estudadas.

Banco de dados

A palestra inicial do encontro abordou o tema “Banco de dados georreferenciais”, ministrado pelo professor Claudio Leones Bazzi, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr), Campus de Medianeira. O professor explicou que a temática tratada na palestra tem relação com a perspectiva de desenvolvimento de novas tecnologias, relacionadas ao geoprocessamento.

“O banco de dados consiste em realizar um trabalho de informações por meio de localização, no caso da proliferação da Dengue. O sistema dá suporte para desenvolver tanto trabalhos de identificação dos principais focos da doença, geograficamente analisando, quanto se existe aglomeração desses focos em alguma região”, explica ele.

Programação

A partir das 13h30 o evento continua com mais cinco palestras relacionadas a Pesquisas, Dinâmica de controle e combate à Dengue, além de Pesquisas em Epidemiologia Computacional nos segmentos da Dengue, Influenza A-H1N1, Trânsito e outros. A programação de hoje e amanhã encerra às 17 horas.

Os temas das palestras abordam formas de como o geoprocessamento é capaz de contribuir na localização de focos da Dengue, no combate a Influenza A e nos recorrentes problemas do trânsito cascavelense.

Amanhã (30.08), último dia do encontro, das 8h30 às 11h40, duas palestras serão ministradas “Computação móvel e aplicações” e “Tecnologias para desenvolvimento web”. A tarde, haverá apresentação de trabalhos dos acadêmicos nas salas 60, 61 e 62 do Prédio de salas de aula. Já as palestras ocorrem no mini auditório 2 do Campus de Cascavel.

Segundo a coordenação geral do encontro, houve mais de 100 inscritos, entre comunidade interna e externa de Cascavel e de outras cidades da região.  Para os acadêmicos participantes, que assinarem a lista de presença durante os dois dias de evento, haverá emissão de certificado, que deverá ser retiradas já na próxima semana, na coordenação do curso. Outras informações do evento poderão ser esclarecidas no http://www.inf.unioeste.br/eca/.