Central de Notícias

Professores da Unioeste lançam livro

Quatro professores do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) acabam de lançar o livro “Atividades Lúdicas: refletindo sobre a aprendizagem matemática nos anos iniciais dos docentes”,

 De acordo com as autoras, Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Renata Camacho Bezerra, e Graciela Siegloch e o autor José Ricardo Souza, ambos do Colegiado de Matemática do Campus, o livro trata de reflexões e sugestões de atividades desenvolvidas ao longo de 2 anos com acadêmicos do curso de Matemática e professores do município de Foz do Iguaçu.

 Segundo os organizadores da obra, “com o intuito de desmistificar que a disciplina de matemática é a vilã do sistema de ensino” foi formado um grupo de estudos, composto por professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, que buscou apresentar alternativas para o ensino de matemática nas séries iniciais no primeiro e segundo ciclos (1ª a 4ª séries).

 Estas ideias se concretizaram após a aprovação do projeto “A Estação Ciência Módulo de Matemática Vai à Escola” no programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seti), que permitiu o aporte financeiro necessário. “Neste trabalho, priorizamos a construção de atividades com materiais de fácil manuseio que permitem a iteração e o desenvolvimento da criatividade e que, em paralelo, associem uma conceitualização matemática eficiente”, explicam os professores.

 Além disso, na intenção de facilitar o trabalho docente, eles disponibilizaram CD-ROM com os modelos da maioria das atividades, que abordam conteúdos considerados significativos ou por estarem presente no cotidiano dos alunos ou por serem pertinentes para o desenvolvimento social e cognitivo de cada um. Estas propostas foram baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de 1997, seguindo os quatro blocos norteadores: Números e Operações;

 O livro “Atividades Lúdicas: refletindo sobre a aprendizagem matemáticas nos anos iniciais” conta com 116 páginas e foi publicado pela Editora CRV, com distribuição pela Ediouro. A obra está à disposição dos interessados, podendo ser adquirida pelo site http://www.editoracrv.com.br/ ou com os autores.

 Os autores

 Kelly Roberta Mazzutti Lübeck é licenciada em Matemática pela UFSM, Mestre em Matemática pela UFSCar e doutora em Matemática pela Unicamp. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Matemática da Unioeste/Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia e Geometria Diferencial.

 Renata Camacho Bezerra também é licenciada em Matemática, pela UNESP de Presidente Prudente, mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro e docente da Unioeste/Campus de Foz do Iguaçu desde 2001. Atua preferencialmente nas áreas de Formação de Professor, Metodologias para o Ensino de Matemática e Tendências em Educação Matemática.

 José Ricardo Souza é licenciado em Ciências - Habilitação Matemática – pela UEPG, mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro e doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é docente da Unioeste/Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professor, Metodologias para o Ensino de Matemática, Avaliação e Interdisciplinaridade.

 Graciela Siegloch é licenciada em Matemática pela Unioeste, especialista em Matemática - Formação do Professor pela UFSC e em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR. Atualmente é docente do ensino fundamental e médio na rede estadual de Ensino e do ensino superior na Unioeste/Campus de Foz do Iguaçu. Atua preferencialmente nas áreas de Formação do Professor, Metodologias para o Ensino de Matemática e Tendências em Educação Matemática.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.