Quatro décadas de história: Fecivel - Unioeste

O Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), comemora na próxima quinta-feira (16.08), 40 anos de criação. Para festejar a data, uma programação especial está sendo preparada, com diversas atividades, como: lançamento do selo do Campus de Cascavel, inauguração do Relógio do Sol, homenagens e apresentações culturais.

A partir desta terça-feira (14.08) e até o dia 16, estaremos apresentando um pouco da história destes 40 anos do Campus de Cascavel, que teve início em 1972 com a instalação da Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel).

A História

Nas quatro décadas de funcionamento do Campus de Cascavel, inúmeros avanços no ensino superior ganharam forma, após lutas e esforços desmedidos de quem sempre acreditou num ideal. Ideal este, de trazer uma universidade pública à cidade de Cascavel, sem deixar de presentear as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Vida longa ao Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná!

Longa trajetória. Lutas. Conquistas. Empenho incansável. Algumas palavras que resumem a história incomparável da Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel), hoje um dos campi da Unioeste, que trouxe vasto desenvolvimento não só no ensino superior, mas também para o crescimento da cidade de Cascavel e região Oeste do Paraná.

A Fecivel teve início na década de 70, em razão da necessidade de formarem docentes para escolas municipais e estaduais e também de se atender à demanda de estudantes que se deslocavam para a capital do Estado ou para outras regiões, em busca da formação superior.

Na época, argumentava-se que os pais tinham um gasto elevado para manter os filhos em instituições fora da cidade, e os filhos daqueles que não dispunham de condições financeiras ficavam cerceados do direito de frequentar uma graduação.

Para atender ao pedido de reivindicação, a Câmara Municipal de Cascavel autorizou o Poder Executivo Municipal a instituir uma Fundação, denominada Fundação Universidade Oeste do Paraná (Fuop), para a instalação de cursos de nível superior. Por meio da Lei Municipal n°885/71, de 27 de outubro de 1971, e do Decreto Municipal n°356/71, de 3 de novembro de 1971, foi aprovado o Estatuto da Fundação, destinado a instalar uma Escola de Ensino Superior de Cascavel.

A implantação dos primeiros quatro cursos superiores em Cascavel e Oeste do Parará destinados à área de educação foi realidade. Com o funcionamento da Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel), que teve início em 1972.

Os primeiros cursos autorizados foram: Licenciatura em Letras, habilitação em Português-Inglês, Português-Francês; Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Segundo Grau; Licenciatura em Ciências de Primeiro Grau; e Licenciatura em Matemática.

A inscrição ao 1° Vestibular foi de 1 a 15 de julho de 1972, e as provas realizadas na sequência.O Concurso ocorreu na Associação Atlética Comercial, no bairro Coqueiral. Os candidatos inscritos se deslocavam até o local das provas, com um ônibus especial, que ficava à disposição, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida durante os dias das provas. Os classificados nos três primeiros lugares no Concurso foram: Joanita Nunes Picolotto que obteve a nota 90, Regina Maria Loures Bueno 86 e Waldir Antonio Webber 85. Os candidatos se inscreveram para o curso de Letras (Português – Inglês).

O início do Ensino Superior em Cascavel data de 16 de agosto de 1972, ocasião em que o governador do Paraná, professor Pedro Viriato Parigot de Souza, proferiu aula inaugural nas dependências do “Cine Coliseu”, atual sede da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Brasil, no centro de Cascavel. No dia seguinte, as aulas foram ministradas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sede inicial da Fecivel e dos quatro primeiros cursos, até a transferência a sede oficial, hoje, Campus de Cascavel, que ocorreu no dia 8 de janeiro de 1973.