Quatro décadas de história: Fecivel - Unioeste

Os 40 anos do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), será lembrado com uma série de comemorações programadas para a manhã desta quinta-feira, dia 16, no auditório do Campus.

Como parte das atividades, serão prestadas homenagens a pessoas que fizeram parte dessa história de quatro décadas de implantação do ensino superior na região Oeste do Paraná, que começou em 1972 com a criação da Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel).

Dez anos depois, já em 1982, um projeto de transformação da Fecivel para Universidade Municipal de Cascavel, foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação, recebendo parecer favorável n° 191/82. O pedido de reconhecimento para se tornar Universidade, foi então enviado ao Ministério da Educação.

Por meio de ato federal, o reconhecimento tão esperado não ocorreu devido à política adotada pelo Governo federal, na época, contrária à criação de novas universidades no País. Diante disso, a comunidade universitária procurou viabilizar meios para que a necessidade de crescimento do ensino superior na região não fosse interrompida pela falta de estrutura das Instituições de Ensino Superior.

Nessa oportunidade, surgiu a ideia de reunir as faculdades dos municípios de Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Candido Rondon e Cascavel para formar uma única universidade que viesse atender à demanda de crescimento da região. Grandes movimentos sociais e autoridades constituídas se envolveram em prol da criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná.

A equipe envolvida no movimento recebeu a garantia do governador do Estado, José Richa, de que seria, então, criada uma Universidade Estadual no Paraná, caso o projeto não fosse aprovado pelo Governo Federal. O pedido de federalização da universidade não obteve êxito e, em 1987, o Decreto Estadual n° 399/87 institucionalizou a Fundação Federação Estadual de Instituições de Ensino Superior do Oeste do Paraná (Funioeste). Pelo Decreto da Lei Estadual n° 9.896, de 8 de fevereiro de 1992, o então governador Roberto Requião transformou a Fundação em Autarquia, criando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Entretanto, o reconhecimento como universidade veio em dezembro de 1994, ano em que também foi anunciado o projeto de expansão tanto da estrutura física como de seus cursos. Dando continuidade ao projeto de expansão, em 1998 a Unioeste passou a contar com mais um campus, o de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Além disso, no final de 2000, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná passou a integrar a estrutura da Unioeste.

Desenvolvimento

Segundo o atual diretor do Campus, Alexandre Webber, que entrou na Instituição como acadêmico da primeira turma de Odontologia, em 1995, o reconhecimento da Unioeste mudou a cidade de Cascavel. “Houve uma expansão progressiva da universidade, o que contribuiu para um crescimento em conjunto de ensino superior, da comunidade externa e da cidade,” frisou.

Questionado sobre os futuros projetos para a Unioeste, Alexandre comentou que é preciso focar na consolidação das pós-graduações e mestrados e aumentar o nível de formação de estudantes e professores. “A Universidade oferece atualmente dois cursos de doutorado: Engenharia Agrícola e Letras. Estamos trabalhando para conseguir pleitear novos cursos de doutorado”.

Para o vice-reitor, professor doutor Carlos Alberto Piacenti, que iniciou as atividades na Instituição em 1988, no decorrer desses 23 anos, houve grande crescimento da universidade. “Em especial, pude acompanhar várias mudanças ocorridas no Campus de Cascavel, desde a luta pela ampliação e consolidação dos novos cursos de graduação, bem como a verticalização dos programas de mestrado e doutorado, o que é de extrema relevância para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão da Instituição”, observa.

Piacenti também comenta que, juntamente com o reitor Paulo Sérgio Wolff, trabalha ações para o fortalecimento dos todos os campi da Unioeste, por meio de projetos de extensão e programas voltados à comunidade universitária e das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Essas ações contribuirão para atrair mais recursos dos governos federal e estadual, os quais serão, consequentemente, repassados na forma de novos investimentos aos cinco campi.