Ciências Econômicas: Colegiado do curso prepara Seminário e Jornada Acadêmica

O Colegiado de Ciências Econômicas, com apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza o 15° Seminário de Economia Brasileira e a 1° Jornada Acadêmica do curso de Ciências Econômicas, que tem como tema principal: “A Industrialização Brasileira: Dilemas para o Processo de Crescimento Econômico”. O evento ocorre de 27 a 31 no auditório do Campus de Cascavel.

O seminário pretende apresentar os condicionantes relacionados ao desenvolvimento da indústria no período recente, como também apresentar questões inerentes à industrialização e ao crescimento econômico em diferentes escalas.

Poderão participar acadêmicos e egressos do curso de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis e alunos de demais cursos da Instituição. Além de empresários, profissionais liberais, acadêmicos de instituições de ensino superior e comunidade externa.

A taxa de inscrição custa R$ 30,00 para os acadêmicos do curso de Ciências Econômicas e R$20,00 para os interessados em participar somente da programação, com exceção das gincanas.

Programação

O início do evento está marcado para o próximo dia 27, às 19 horas, no auditório do Campus de Cascavel. A palestra de abertura “Crescimento Recente da Economia Paranaense” será conduzida pelo mestre Gilmar Mendes Lourenço, presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

No dia seguinte, às 19h30, será proferida a palestra “Crescimento Recente da Economia Brasileira e o Papel da Agricultura”, pelo doutor José Eustáquio Vieira Filho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No dia 29, também às 19h30, serão abordados temas relacionados a Economia. O primeiro painel tratará da “Inserção da Região Oeste do Paraná no Comércio Nacional e Internacional”  apresentado pela professora doutora Miriam Beatriz Schneider, do Campus de Toledo da Unioeste.

No segundo painel, será a vez de Suzana Gasparovic Kasprzak, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, com a temática expositiva sobre “Núcleos industriais e formalização de empresas de Cascavel”. Também participará como debatedor o empresário Guido Bresolin Junior, da Bresolin Madeiras. O moderador do debate será o professor doutor Ronaldo Bulhões, do Campus de Cascavel da Unioeste.

Já dia 30, às 19h30, ocorre a 1° Gincana do curso de Ciências Econômicas, nível classificatório e no dia 31, no mesmo horário, final da Gincana, que também encerra o Seminário.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3145 ou nos e-mails Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..