Ciclo de Debates : O que é Universidade?

Com o objetivo de discutir qual o papel da Universidade na Sociedade Contemporânea, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e o Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP) realizaram na última semana, o primeiro encontro do projeto Ciclo de Debates, “Universidade e Sociedade Contemporânea”, no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O professor Dr. convidado para ministrar a primeira palestra, foi o ex-reitor de Universidade, Erneldo Schallenberger, que atualmente é professor associado da Instituição. O docente em sua fala fez uma contextualização sobre o início das universidades até a atualidade. Erneldo pontuou que a função principal das universidades é a de produzir conhecimento científico e tecnológico.

O ex-reitor fez diversos apontamentos sobre as contradições sociais existentes hoje. Pontuou também que o conhecimento científico abre portas para os homens, mas deixou claro que este conhecimento não é autônomo. Deixou algumas indagações como, se é possível associar ciência, tecnologia e educação? E qual a missão da universidade?

No seu pensamento sobre a Instituição ele disse que é por intermédio do estudo científico que as universidades precisam pensar o futuro, mas sem abandonar os problemas atuais. Erneldo disse ainda que é necessário que os egressos sejam cidadãos críticos e criativos, capazes de se adaptar as mudanças.

O professor também destacou que é preciso implantar na sociedade a cultura da reflexão. “Percebo que hoje é comum, pessoas individualmente buscando resolver problemas coletivos, eis aí algo milagroso para se fazer”, argumenta.

Schallemberger finalizou falando a respeito da região que a Unioeste está inserida, sobre as peculiaridades e particularidades locais, entretanto, deixou claro que o conhecimento desenvolvido na Unioeste e pela universidade precisa se estender e ser global.

Ao término das suas contribuições os participantes do evento tiveram oportunidade de argumentar. Diversos professores fizeram o uso da palavra e questões a respeito da liderança da universidade foram levantadas. Problemas relacionados com a região oeste também foram citados. Ao final do debate foi possível constatar pela fala dos participantes que é preciso que a Unioeste crie uma identidade, e que ela se lembre do seu papel de transformadora da sociedade.

Segundo o acadêmico do 1º ano de Filosofia, Hector Santos, para ele participar desta programação foi muito bom. “É interessante porque mostrou, a nós alunos, qual a situação da universidade e como ela deve atuar perante a sociedade”.

O professor coordenador do mestrado em Engenharia de Pesca, Aldi Feiden, disse que a experiência foi fantástica. “É uma proposta que começa como um projeto de extensão, mas ele tem um papel muito maior, que é fazer com que as pessoas da universidade se conheçam e exprimam sua opinião sobre a instituição o que contribui para agente definir o que é a Unioeste, e qual o futuro dela”, finaliza.