Acadêmicos de Letras ministram aulas de língua portuguesa em colégios

Doze acadêmicos do curso de Letras do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), bolsistas do subprojeto Formação e Ação: Leitura e Escrita na Escola (Fale), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvem atividades de docência nas aulas de língua portuguesa. As aulas, ministradas nos meses de junho e julho, seguem neste mês de agosto nos colégios estaduais Horácio Ribeiro dos Reis e Marilis Faria Pirotelli.

Desde o início do ano a equipe se reúne nos grupos de estudo e oficinas, em que são discutidas questões que envolvem a educação e o ensino de língua portuguesa, assim como para o desenvolvimento das atividades que são aplicadas em sala, nas instituições participantes. Além disso, os licenciandos bolsistas de Letras também fizeram observações em turmas da escola, antes de partirem para a prática em sala de aula.

Para a acadêmica Poliana Sella, uma das bolsistas do subprojeto que está realizando as atividades no Colégio Marilis, o Pibid é importante porque permite ao licenciando uma oportunidade de integração maior com a escola, estreitando a relação com a professora regente e maximizando o aproveitamento de aprendizado no contato com a turma eleita para a realização da docência. “Acho uma excelente oportunidade porque, além do aprendizado, a bolsa recebida auxilia no custeio da licenciatura, possibilitando que o estudante diminua sua carga de trabalho regular e, com isso, dedique-se mais à graduação”, salienta Poliana.

Nesta etapa da docência foram ministradas atividades de leitura de textos diversos. Os alunos realizaram exercícios de interpretação, dramatização, produção de textos e artes plásticas como parte do trabalho com os gêneros conto de fadas e poema. Já a outra equipe, que está no Colégio Horácio, trabalhou com os gêneros jornalísticos: notícia, entrevista e enquete. As produções de texto realizadas pelos alunos durante a docência serão publicadas em jornal a ser implementado nos colégios.

Integração

A professora Sanimar Busse, professora do curso de graduação de Letras e do programa de pós-graduação em Letras, da Unioeste, coordenadora do subprojeto, destaca que o objetivo do projeto é preparar o licenciando de Letras para atuar em sala de aula, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de um contato mais contínuo com a realidade da sala de aula. “Para a formação do professor de língua portuguesa são fundamentais o estudo e a reflexão sobre as teorias da educação, cultura e sociedade, além do aprofundamento das pesquisas sobre a linguagem e o ensino da leitura e da escrita”, esclarece.

Para as professoras supervisoras, Ilda Vedana e Aparecida Boscariol, o Pibid de língua portuguesa contribui nas reflexões sobre o ensino e possibilita a discussão, o planejamento e a realização de atividades na busca de superar os problemas de leitura e escrita dos alunos. “Além das licenciandas estarem presentes em sala e auxiliarem na realização das atividades, os encontros dos grupos de estudos e das oficinas são oportunidades para rever e aprofundar questões teóricas e práticas do ensino da Língua Portuguesa”, explicam.

Em 2011

No primeiro ano do Projeto, foram realizados grupos de estudos, em que licenciandos, professoras supervisoras e coordenação estudaram e discutiram textos da área da Sociologia da Educação, Didática e Ensino da Língua Portuguesa. Também foram promovidas oficinas em que os licenciandos prepararam aulas para as 5ª séries dos colégios estaduais Marilis Faria Pirotelli e Olinda Truffa de Carvalho.

Blog

As atividades desenvolvidas pelo subprojeto, assim como algumas produções dos alunos, podem ser acompanhadas pelo blog: http://pibidletrasunioeste.blogspot.com/