Acadêmicos de Letras ministram aulas de língua portuguesa em colégios
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Doze acadêmicos do curso de Letras do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), bolsistas do subprojeto Formação e Ação: Leitura e Escrita na Escola (Fale), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvem atividades de docência nas aulas de língua portuguesa. As aulas, ministradas nos meses de junho e julho, seguem neste mês de agosto nos colégios estaduais Horácio Ribeiro dos Reis e Marilis Faria Pirotelli.
Desde o início do ano a equipe se reúne nos grupos de estudo e oficinas, em que são discutidas questões que envolvem a educação e o ensino de língua portuguesa, assim como para o desenvolvimento das atividades que são aplicadas em sala, nas instituições participantes. Além disso, os licenciandos bolsistas de Letras também fizeram observações em turmas da escola, antes de partirem para a prática em sala de aula.
Para a acadêmica Poliana Sella, uma das bolsistas do subprojeto que está realizando as atividades no Colégio Marilis, o Pibid é importante porque permite ao licenciando uma oportunidade de integração maior com a escola, estreitando a relação com a professora regente e maximizando o aproveitamento de aprendizado no contato com a turma eleita para a realização da docência. “Acho uma excelente oportunidade porque, além do aprendizado, a bolsa recebida auxilia no custeio da licenciatura, possibilitando que o estudante diminua sua carga de trabalho regular e, com isso, dedique-se mais à graduação”, salienta Poliana.
Nesta etapa da docência foram ministradas atividades de leitura de textos diversos. Os alunos realizaram exercícios de interpretação, dramatização, produção de textos e artes plásticas como parte do trabalho com os gêneros conto de fadas e poema. Já a outra equipe, que está no Colégio Horácio, trabalhou com os gêneros jornalísticos: notícia, entrevista e enquete. As produções de texto realizadas pelos alunos durante a docência serão publicadas em jornal a ser implementado nos colégios.
Integração
A professora Sanimar Busse, professora do curso de graduação de Letras e do programa de pós-graduação em Letras, da Unioeste, coordenadora do subprojeto, destaca que o objetivo do projeto é preparar o licenciando de Letras para atuar em sala de aula, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de um contato mais contínuo com a realidade da sala de aula. “Para a formação do professor de língua portuguesa são fundamentais o estudo e a reflexão sobre as teorias da educação, cultura e sociedade, além do aprofundamento das pesquisas sobre a linguagem e o ensino da leitura e da escrita”, esclarece.
Para as professoras supervisoras, Ilda Vedana e Aparecida Boscariol, o Pibid de língua portuguesa contribui nas reflexões sobre o ensino e possibilita a discussão, o planejamento e a realização de atividades na busca de superar os problemas de leitura e escrita dos alunos. “Além das licenciandas estarem presentes em sala e auxiliarem na realização das atividades, os encontros dos grupos de estudos e das oficinas são oportunidades para rever e aprofundar questões teóricas e práticas do ensino da Língua Portuguesa”, explicam.
Em 2011
No primeiro ano do Projeto, foram realizados grupos de estudos, em que licenciandos, professoras supervisoras e coordenação estudaram e discutiram textos da área da Sociologia da Educação, Didática e Ensino da Língua Portuguesa. Também foram promovidas oficinas em que os licenciandos prepararam aulas para as 5ª séries dos colégios estaduais Marilis Faria Pirotelli e Olinda Truffa de Carvalho.
Blog
As atividades desenvolvidas pelo subprojeto, assim como algumas produções dos alunos, podem ser acompanhadas pelo blog: http://pibidletrasunioeste.blogspot.com/