Seminário de Cultura Afro-Brasileira será realizado na Unioeste

O grupo Afro Vida de Cascavel, com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) organiza o 2º Seminário de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana “Da conquista de Direitos à Emancipação Humana”, nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no Campus de Cascavel.

O evento pretende trazer reflexões, debates e análises que possibilitem tanto discussões de políticas afirmativas, quanto o desenvolvimento de ações efetivas, capazes de trazer retornos concretos às demandas históricas da população afro-brasileira. De acordo com os organizadores “a intenção é de que o seminário seja representativo nas lutas passadas, presentes e cotidiana do movimento negro, que são necessárias para a transformação do cenário de exclusão”.

Programação

No dia 9, a abertura oficial está prevista para as 19 horas com a palestra “Educação e Racismo”, a cargo da professora doutora Rosane da Silva Borges da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No dia 10, haverá sete apresentações de oficinas no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. No encerramento do seminário, marcado para o dia 11, das 8h30 às 12 horas, o tema a ser abordado será “Comunidades Quilombolas: A construção de sujeitos de direitos” pela professora doutora Sônia Maria dos Santos Marques, do Campus de Francisco Beltrão da Unioeste.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas antecipadamente pelo site www.unioeste.br/extensão ou até mesmo no dia e local do evento. Os certificados de participação serão emitidos pela Proex. Mais informações pelos telefones: (45) 9956-1773/ Grupo Afro Vida ou (45) 3226-2344/ APP Sindicato.