Grupos PET participam de evento anual

O Grupo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) organizou e também participou do 2° Encontro Anual dos Grupos Pet (Unipet), realizado na última semana, nas dependências do Campus de Marechal Candido Rondon.

A programação do Encontro incluiu palestras que abordaram os elementos críticos da comunicação, o histórico do grupo Pet pioneiro da Unioeste, que é do curso de Filosofia do Campus de Toledo, e também a apresentação individual de cada grupo PET.

Cinco grupos formam o PET da Unioeste: Agronomia do Campus de Marechal Cândido Rondon, Ciências da Computação, do Campus de Cascavel, e Serviço Social, Química, Filosofia, todos do Campus de Toledo. O curso de Filosofia forma o grupo mais antigo. Atua desde 1992.

O PET consiste em grupos de 12 alunos selecionados e mais um voluntário. No entanto, o Ministério da Educação (Mec) tem como regra , um número máximo de até seis voluntários por PET.  Para se inserir no programa, os estudantes precisam demonstrar potencial, interesse e habilidades destacadas no curso de graduação, que são reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, para poder se tornar um bolsista do programa. Os alunos destinam 20 horas semanais para desenvolver trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, o que contribui para uma participação efetiva em encontros regionais e nacionais.

Cada aluno recebe uma bolsa auxílio de R$ 400,00, pagos pelo Ministério da Educação (MEC) e o professor tutor de cada grupo ganha, em média, R$ 2.000,00 para se dedicar aos trabalhos dos bolsistas.