Ciências Biológicas ganha colegiados distintos

Os colegiados de Bacharelado e Licenciatura do curso de Ciências Biológicas do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão oficializados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O curso de Ciências Biológicas buscava a separação dos colegiados desde 2003, o que só se tornou possível no fim do ano passado. A oficialização passou a valer em fevereiro deste ano.

O curso de Ciências Biológicas foi criado em 1995, devido a crescente expansão da agricultura na região Oeste. A demanda por educação passou a representar o meio de ingresso no mercado de trabalho. Profissionalizar-se se tornou necessário para sobrevivência em um novo contexto econômico. O curso disponibilizava 40 vagas e possuía duas modalidades: Bacharelado e Licenciatura.

Com o passar dos anos percebeu-se a necessidade de desmembrar essas duas modalidades em dois cursos distintos, visto que as exigências, demandas e enfoque dessas duas especialidades eram diferentes. Desta forma, em 2003 o curso foi dividido em dois: um bacharelado em Ciências Biológicas em período integral e uma Licenciatura em Ciências Biológicas, no período noturno.

Essa situação acarretou a sobrecarga das sucessivas coordenações dos colegiados, uma vez que tinham que lidar com o dobro de turmas, o dobro do número de alunos e o dobro da demanda administrativa. Assim, tentativas junto ao Cepe foram feitas ao longo dos anos visando a separação dos colegiados, mas somente agora, no final de 2012, está separação se tornou possível, de forma que estão oficializados os colegiados de Bacharelado e de Licenciatura de Ciências Biológicas.