UFSC deseja parceria com Unioeste no Programa E-tec Brasil

Para discutir propostas de efetivação de convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec Brasil), foi realizada reunião na manhã de hoje (15.08), no Campus de Cascavel da Unioeste.

Estiveram presentes os professores doutores Marcos Laffin, representante do convênio na UFSC, e Beatriz Helena Dal Molin, representante institucional para o Ensino a Distância (EAD) da Unioeste, além do diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Webber e demais membros da Unioeste.

O E-Tec faz parte da política de expansão da educação profissionalizante, e visa à oferta de educação profissional e tecnológica à distância, com o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em colaboração entre União, estados, Distrito Federal, além de municípios. Os cursos são ministrados pelas instituições públicas.

Benefícios

Segundo a professora Beatriz Helena Dal Molin, que esta a frente do programa, “a proposta é efetivar a modalidade de Ensino à Distância (EAD) voltada a cursos de ensino técnico de nível médio e cursos de formação continuada”. Beatriz ainda comenta que a parceria no convênio pode favorecer intercâmbios de conhecimento entre as duas equipes: da UFSC e Unioeste.

Já o representante do convênio do programa na UFSC, professor doutor Marcos Laffin, “o ensino EAD disse que objetivo também é de levar a possibilidade da formação no ensino superior, não somente em aulas presenciais, como também manter qualidade no ensino à distância para os estudantes”, explica.

O professor observa o convênio UFSC/Unioeste formará parceria entre as experiências do ensino EAD que a UFSC possui, com a experiência que a Unioeste tem na atuação intensa de programas aplicados a comunidade interna e externa, resultando em benefícios mútuos para ambas as universidades.