Economia: Prêmios refletem o reconhecimento ao curso

Professores e acadêmicos do curso de Ciências Econômicas do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participam no próximo dia 31 da cerimônia de entrega da premiação do 22º Prêmio Paraná de Economia e 7º Prêmio BRDE de Desenvolvimento, que será realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A premiação se deve a conquista do 1º, 2º e 4º lugar no 22º Prêmio Paraná de Economia, categoria Economia Paranaense, e o 4º lugar na categoria Economia Pura e Aplicada e o 1º e 3º lugar no 7º Prêmio BRDE de Desenvolvimento, promovido em conjunto pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Conselho Regional de Economia (Corecon).

Conforme o professor Jandir Ferrera de Lima, docente do Colegiado de Ciências Econômicas de Toledo e que foi orientador de um dos trabalhos premiados deste ano, pelo Prêmio Paraná de Economia, o Colegiado de Economia participa anualmente deste prêmio, que tem o objetivo de premiar as melhores monografias apresentadas nos cursos de Ciências Econômicas do Estado do Paraná.

Ele ressalta que todos os anos o Campus de Toledo tem sido contemplado, principalmente na categoria economia paranaense, porque dentre os objetivos do curso de Economia, do Mestrado e Doutorado em Toledo, o desenvolvimento e a economia regional são destaque. “Nós discutimos muito a situação da conjuntura da economia paranaense e das questões regionais também. Em função disso, anualmente, temos recebido diversos prêmios”, comenta.

Sobre o prêmio do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), o professor conta que esta premiação busca estimular tanto trabalhos de alunos como de professores. “Anualmente é definido um tema para o concurso e nós participamos todos os anos. Desde a segunda edição do evento nosso curso vem recebendo prêmios”, afirma. O professor lembra que no ano passado a temática era sobre cooperativismo e que neste ano foi sobre o impacto do BRDE no desenvolvimento das regiões do Estado do Paraná.

Reconhecimento

Segundo o professor, estes prêmios refletem o reconhecimento para o curso de Economia da Unioeste. “Estas premiações vem demonstrar que nosso curso tem qualidade” ressalta ele, ao destacar que o grande mérito deste prêmio é dos estudantes. “São os acadêmicos que produzem as monografias, desenvolvem o trabalho, se esforçam durante a graduação. Portanto, o mérito é deles”, comenta.

Para Jandir, o curso de Economia da Unioeste é um dos melhores do Estado na atualidade. “Nós estamos com quatro estrelas no Guia do Estudante, sendo que a nota máxima é cinco”. Ele lembra que em todo o Estado do Paraná, apenas no Campus de Toledo o foco do curso de Economia está no agronegócio e economia regional e urbana, o que torna o curso um diferencial.

Livro

O professor divulga ainda que esse ano deverá ser lançado pela editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) um livro com os trabalhos escritos pelos professores da Unioeste e da UEPG que foram premiados durante estas sete edições realizadas do Prêmio BRDE. “O tema principal do livro vai abordar a questão da Indústria Paranaense”, finaliza.