Unioeste e Ladri di Cuori representam a cultura italiana de Cascavel no RS

Entre grupos alemães, italianos, russos, tchecos, ucranianos, egípcios, indígenas, e outros, vindos de diversos estados do Brasil, assim como de outros países, como Argentina e Estados Unidos, alunos do curso de Letras Português/Italiano da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori representaram a cultura italiana de Cascavel no 40º Festival Internacional de Folclore em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, que ocorre entre 27 de julho a 12 de agosto.

Os acadêmicos da Unioeste e equipe do Ladri di Cuori participaram do evento no final de semana, retornando nesta segunda-feira (06.08), de Nova Petrópolis. A professora da Unioeste, Rosemary Zanette, que acompanhou os alunos e o Ladri na viagem, conta             que o contato com a cultura italiana folclórica é importante. “O evento foi uma oportunidade de resgatar a cultura italiana da região de Cascavel, assim como de ter contato com outras culturas. Quando se conhece outras culturas, passa-se a respeitar e a valorizar as diversidades”, esclarece.

Para a acadêmica do 3º ano de Letras, Beatriz de Jesus, “foi muito importante participar. Pudemos conhecer diversas culturas e nos integrarmos com nossos colegas de curso de outras turmas, assim como com os integrantes do Ladri, que puderam nos mostrar de perto a cultura popular e folclórica italiana”.

Luciano Biaggi, integrante e presidente do grupo Ladri di Cuori, afirma que a parceria com a Unioeste é muito interessante, tanto para o grupo como para os acadêmicos. “É uma forma de fazer um intercâmbio entre prática e teoria. Os alunos podem compreender, assim, o que é o folclore, tendo um contato direto com o grupo, assim como com outros grupos no evento”, explica.

Com ar teatral, encenações e representações foram mostradas pelo Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori danças das regiões da Calábria e da Campania, no evento. Eles puderam contar um pouco sobre os costumes dos povos antigos destas regiões, por meio da dança.

Pontos turísticos

O grupo pôde ainda, na oportunidade, conhecer alguns pontos turísticos de Nova Petrópolis, tais como a Praça das Flores, onde ocorreu maior parte do evento, assim como o Parque Aldeia do Imigrante, o Ninho das Águias, um local que fica a 702 metros de altura, permitindo uma visão panorâmica de 270 º graus da região e do Vale do Caí, assim como o Mundo Encantado, um parque temático, inaugurado, no final de 2003, que mostra as raízes da cultura, no início da colonização de Gramado, por meio de cenários em miniatura.