COU aprova mestrado em Desenvolvimento Sustentável

Foi aprovado pelo Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mais um curso de Mestrado para o Campus de Marechal Cândido Rondon, que tem como área de concentração Desenvolvimento Rural Sustentável.

O novo curso, que recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no último mês de abril, terá caráter interdisciplinar, envolvendo docentes de diversas áreas e dos vários campi da Instituição.

Segundo o coordenador, professor Nardel Luiz Soares da Silva, o curso vem atender demandas emergentes neste setor, como as que vêm sendo discutidas em eventos, a exemplo do Rio+20 e outros encontros internacionais, e outras, mais específicas, detectadas a partir da atuação dos pesquisadores da Instituição e de programas governamentais como o Cultivando Água Boa e o Universidade Sem Fronteiras.

Quatorze docentes doutores, considerados pela Capes como um grupo de pesquisadores com maturidade científico-tecnológica, ministrarão as 23 disciplinas do programa.

Com uma carga horária de 750 horas e ligado ao Centro de Ciências Agrárias do Campus rondonense, o curso abre com 14 vagas iniciais e periodicidade de seleção anual, tendo como linhas de pesquisa “Sustentabilidade Rural” e “Inovações Sócio Tecnológicas e Ação Extensionista”, sendo vinculado a Capes na subárea de Meio-Ambiente e Agrárias.

Está prevista para o final do mês de julho a abertura das inscrições e, de acordo com o cronograma aprovado pelo COU, a seleção deverá ocorrer de 18 a 21 de agosto próximo, enquanto o início das aulas está previsto para o dia 27.