Cientista Política discute tríplice fronteira

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, está recebendo a professora Maria Salete Souza de Amorim para ministrar a disciplina “Análise de Políticas Públicas numa região de fronteira” do mestrado. Maria Salete é doutora em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalhou por dez anos na Unioeste.

Segundo a professora a importância da formação dos alunos de Mestrado em Ciências Sociais da Unioeste nesta disciplina é que ela busca compreender as Políticas Públicas. “Esses estudos têm tudo haver para contribuir com a efetividade das políticas públicas aplicadas no município, no Brasil e até na América Latina”, afirma.

Para ela as políticas públicas são programas e projetos sociais que são aplicados no município que muitas vezes são de âmbito nacional ou estadual. Maria Salete diz que esses programas têm grande impacto nas cidades, mas os resultados nem sempre são avaliados. “É isso que buscamos estudar, até que ponto as políticas públicas estão sendo eficazes”, comenta explicando que o enfoque está relacionado com o território da tríplice fronteira, Brasil, Argentina e Paraguai. “Buscamos dar ênfase nas políticas públicas que são elaboradas no Brasil, na Argentina e Paraguai, já que faz parte desta região”.

A professora conta que, durante a semana que irá ministrar às aulas, os acadêmicos vão discutir textos que abordam os programas sociais do Paraguai e Argentina confrontando com o que está acontecendo no Brasil. “Toda esta formação a qual é dada aos alunos é um instrumental para refletir sobre o tema, e também, que estes estudantes possam propor algumas soluções para os municípios da região”, finaliza.