Unioeste propõe novos mestrados e doutorados a Capes

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informa que está encaminhando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 13 propostas de programas de Pós-Graduação stricto sensu, sendo oito mestrados, quatro doutorados e um mestrado em associação com a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

As propostas para o Campus de Cascavel são: quatro mestrados, em Contabilidade, Matemática, Ciência da Computação (em associação com a Unicentro) e o mestrado profissional em Educação e Práticas Sociais. Em Foz do Iguaçu, haverá três mestrados, em Saúde Pública, Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e em Gestão Estratégica de Organizações e o doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Se as propostas forem aprovadas, o Campus de Marechal Cândido Rondon poderá contar com dois doutorados, em História e em Zootecnia, e o Campus de Toledo poderá receber dois mestrados, em Química e o profissional em Políticas Públicas e o doutorado em Filosofia.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio César Sampaio, revela que "tivemos uma agradável surpresa este ano com a expansão dos cursos de mestrado, principalmente com os mestrados profissionais".

Isto, talvez, signifique que a Unioeste tem oferecido condições de trabalho, motivação e confiança "para que o professor opte por atuar na Pós-Graduação stricto sensu, em que a cobrança feita pela Capes é bastante rigorosa", salienta Silvio.

O pró-reitor destaca a dedicação dos professores e diretores de centro na elaboração das propostas, "o mérito é todo deles, pois a confecção destas propostas não é uma tarefa fácil, envolve vários formulários, regras, e intensas reuniões entre as equipes envolvidas. A Pró-Reitoria deve manter sempre o compromisso de estar ao lado deles, dos técnicos e discentes que irão compor o quadro do curso, para apoiá-los no processo de expansão e de futura consolidação, com vistas a excelência acadêmica”.

Mestrados profissionais

As propostas contemplam cinco mestrados profissionais, "um caminho novo que a Universidade está iniciando", explica Silvio ao ressaltar que esta era uma vontade da Pró-Reitoria desde 2012 e "neste mesmo ano realizou-se um estudo, em conjunto com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, para criar um mestrado que atendesse os agentes universitários da Unioeste".

Em 2013, "grupos de docentes se organizaram em torno da ideia do mestrado profissional, hoje temos o mestrado profissional em Administração, no Campus de Cascavel e novas propostas enviadas para atender esta demanda interna e da sociedade" acentua o pró-reitor.

O pró-reitor comentou que a própria Capes está investindo nesta área, pensando no futuro e visando aproximar a educação básica da pós-graduação. No site da Capes consta que "já estão em discussão outros mestrados profissionais, um direcionado à gestão escolar e outro aos servidores em exercício nas universidades".

De acordo com informações da Capes, os mestrados profissionais têm identidade própria, oferecem a oportunidade de diálogo entre o saber produzido na universidade e as demandas existentes nas escolas e outras instituições, a sua implantação pode aumentar a produtividade das organizações públicas, capacitar mão-de-obra e atender as necessidades de modernização administrativa.