15º JELL Conferências e oficinas seguem até sábado

Solenidade realizada nas dependências da Igreja de Deus, na noite de quarta-feira, marcou a abertura da 15ª Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Jell), evento anual do promovido pelo curso de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A conferência internacional “Breve história de la literatura occidental y latino-americana y su rol pedagógico”, proferida pela pesquisadora e escritora de Manizales, a colombiana Berta Lucia Estrada Estrada, foi o ponto alto desta noite de abertura, que contou ainda com a conferência da pesquisadora e escritora Luísa Cristina dos Santos Fontes, professora doutora daUniversidade Estadual de Ponta Grossa, que teve como tema “Helena Kolody: carbono & diamante – uma biografia ilustrada”.

Programação

No dia de hoje, quinta-feira (21.06), segue a programação da 15ª Jell com a conferência “Mito, cultura y literatura”, proferida na parte da manhã pela pesquisadora e professora Maria del Carmem Tacconi de Gómez, da Universidad Nacional de Tucumán, da Argentina.

Para a tarde está prevista apresentação de comunicações e da oficina “Tecnologia, Literatura e hipertexto”, conduzida pela professora Beatriz Helena Dal Molin, da Unioeste, além dos seminários avançados em Estudos Literários e palestras em língua inglesa. No período da noite serão promovidas mesas redondas.

Para amanhã (22.06), as atividades iniciam com a oficina conduzida pela professora venezuelana Lilibeth Janeth Zambrano Contreras, da Universidad de Los Andes. A 15ª Jell segue até sábado, dia 23, e envolve professores convidados de diversos países latino-americanos como Venezuela, Colômbia, Paraguai e Argentina, assim como de diversas universidades brasileiras.