Campus de Rondon promove exposição de artista plástica rondonense

O projeto Arte por Fazer Arte na Universidade, desenvolvido no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está promovendo exposição das obras da artista plástica rondonense Miriam Schreiner Weirich.

Autodidata, a artista atua há cerca de 10 anos, trabalhando principalmente com a técnica do óleo sobre tela, mas também fazendo incursões por outras técnicas e padrões, como a pintura em porcelana e decoração de objetos.

“Gosto de trabalhar com a figura humana”, diz Miriam, que, entretanto, está expondo obras de variados temas, onde os contrastes de cores ganham destaque. Miriam diz que, certamente, seu gosto pelas artes plásticas é herança e influência do pai João Arlindo Schreiner que era escultor e realizava diversos outros trabalhos em madeira.

Os quadros da artista plástica rondonense estão expostos na sala anexa à Biblioteca nos mesmos horários de funcionamento da Biblioteca do Campus, das 7h30 as 12 e das 13h30 até as 22h30, horários em que interessados poderão também adquirir as obras.

O projeto

O projeto Arte por Fazer Arte na Universidade, que já promoveu mais de uma dezena de exposições e outras atividades no Campus, é uma iniciativa da direção geral que se propõe a ofertar os espaços físicos da Instituição para a exposição ou apresentação de produções artísticas, culturais e de ensino, oriundas não só da comunidade acadêmica, mas também da comunidade local e regional.

Por meio do Projeto, o Campus vem promovendo exposições de artes plásticas, mostras de fotografias, de plantas medicinais e aromáticas, de arte francesa, astronomia, poemas e artesanato, apresentações musicais, exibições de filmes curta metragens, entre outras.

De acordo com Miriam Schreiner Weirich, a iniciativa do Campus abre para os artistas da cidade e da região a possibilidade de mostrar seu trabalho para um público diverso e heterogêneo que é a comunidade acadêmica, além de atrair a população para dentro da Instituição.

Neste sentido, ela destaca também a importância do projeto, no aspecto em que ele promove a integração entre a Universidade e a comunidade externa especificamente no setor de cultura, inclusive com a parceria com outras entidades.