Parfor realiza formatura de Pedagogia em Foz

Professores da rede pública receberam certificados em cerimônia de colação de grau do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A solenidade foi realizada no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nesta quinta-feira, dia 24.

O curso, que teve duração de quatro anos, é destinado aos professores que se encontravam em exercício da profissão na rede pública da Educação Básica de Foz e região, mas que não tinham o curso superior em Pedagogia. A turma de Pedagogia, com 14 professores, teve como paraninfa a professora Joceli de Fátima Arruda, que foi a primeira coordenadora do curso, iniciado em 2010.

Também prestigiou a solenidade a pró-reitora de Graduação, professora doutora Liliam Faria Porto Borges; o coordenador geral do Parfor da Unioeste, professor João Carlos da Silva; a diretora do Campus de Foz, professora Renata Camacho Bezerra; a coordenadora do curso professora Denise Rosana da Silva Moraes; pró-reitoria, Evanilde Pereira Salles Lange.e professores dos formandos.

Parfor

O Parfor tem como objetivo principal garantir que os professores efetivos e temporários, em exercício na rede pública de Educação Básica, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Também tem como meta, formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitando uma segunda licenciatura aos professores em exercício na Educação Básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial, além de preparar o professor para o efetivo exercício da docência.

O Parfor é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parcerias com as universidades públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação. Até o ano 2012, em todo o País, o Parfor implantou 1.920 turmas com 54 mil professores da Educação Básica frequentando os cursos em turmas especiais, localizadas em 397 municípios.

Como participar

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire, estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculada.

A inscrição é feita por meio do site http://freire.mec.gov.br. A partir de outubro deste ano, a Unioeste irá definir os cursos a serem ofertados para o ano 2015. Mais informações sobre o programa poderão ser adquiridas pelo telefone (45) 3220-3172, das 8 às 14 horas ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..