Campus de Toledo sedia sessão da Câmara de Vereadores

Professores, alunos e servidores do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e comunidade em geral participaram da 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo, realizada na noite de segunda-feira (09.07) no mini auditório do Campus toledano.

Na abertura da sessão e em nome da direção geral do Campus, o professor Luis Cesar Yanzer Portela, parabenizou a iniciativa da Câmara pela sessão na Universidade. “É importante essa aproximação entre o Legislativo e a comunidade acadêmica”, disse ele, aproveitando para agradecer aos vereadores pelo “apoio que têm prestado a Unioeste nestes últimos anos”.

As sessões itinerantes estão sendo realizadas porque o prédio do Legislativo está em reformas. Assim, desde o mês de maio, sessões itinerantes foram realizadas em todas as faculdades de Toledo. O presidente da Câmara, Adelar José Holsbach, diz que se as reformas do prédio não ficarem prontas os vereadores farão sessões também no interior do Município. “Pensamos em começar nos distritos maiores e ir passando em cada distrito”, afirma.

Segundo o servidor da Câmara, Mauri Ricardo Reffati, um dos pontos de maior relevância da sessão sediada pelo Campus da Unioeste foi à votação do Projeto de Emenda da Lei Orgânica. Ele explicou que este projeto é a constituição do Município. “É uma espécie de nova Constituição para Toledo, que segue as linhas da Constituição brasileira”.

A importância de participar

Para Holsbach, tem sido de fundamental importância levar o Legislativo até o eleitor. Segundo ele, trazer as sessões para dentro da Universidade foi uma forma de fazer com que os estudantes, grandes formadores de opinião, pudessem participar das decisões do Poder Legislativo. “Os acadêmicos influenciam diretamente em casa, são eles que levam o conhecimento para suas famílias”, observou.

Adelar diz que a equipe da Câmara está feliz com a participação dos alunos e da comunidade em geral. “Estou encerrando meu oitavo ano como vereador e nunca vi tantas pessoas participando nas sessões como nós tivemos nas faculdades”, confessa.

Ele conta que por meio das sessões itinerantes houve interação com os acadêmicos. “Alguns alunos após as sessões estão se comunicando conosco. Estudantes me mandaram recados, dando sugestões sobre novos projetos, pedindo informações, isso é muito bom”, finaliza.

Segundo a estudante do segundo ano de Ciências Sociais, Eliane Klein, ao participar da sessão é possível ficar por dentro dos projetos que vão ser desenvolvidos na cidade. “Aqui a gente vê como funciona realmente a Câmara de Vereadores. Antes de participar eu não tinha noção de como as coisas acontecem”, afirma.