Semana de Filosofia termina na sexta-feira

A 15ª Semana Acadêmica do curso de Filosofia do Campus de Toledo da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) teve início na noite de segunda-feira (11.06) tendo como tema “A Filosofia no Ensino Médio”.  O evento prossegue até a próxima sexta-feira, dia 15.

Segundo o professor-coordenador da Semana, José Atílio Pires da Silveira, nas últimas edições deste evento foi discutido o papel do professor de Filosofia no ensino médio. Ele conta que isso está ocorrendo em virtude do pouco tempo que a disciplina de Filosofia tornou-se obrigatória na grade curricular do ensino médio. Em 02 de junho de 2008 a Lei 11.684 foi sancionada e determinou-se que a Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias nas três séries do Ensino Médio brasileiro.

Para o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de São Paulo, Sílvio Gallo, estudar Filosofia no Ensino Médio é “pensar sobre si mesmo, sua própria vida, sua relação com os outros e com isso produzir uma vida melhor para todos.” Ele completa dizendo que se a Filosofia for bem trabalhada vai auxiliar para que os jovens tenham uma formação completa, conhecendo a si mesmo.

O professor que abriu a Semana Acadêmica com a palestra “Aprender Filosofia: os desafios de um exercício de si” conta ainda que sua apresentação se baseou nos estudos que vem fazendo a partir do filósofo contemporâneo Michel Foucault. “Foucault não vê a Filosofia simplesmente como um conhecimento que se transmite ou um exercício de conhecimento, mas a trabalha como uma forma de você conhecer a si mesmo e produzir a sua própria vida”.

Também conforme com o professor Sílvio Gallo, é importante que a construção da opinião seja bem fundamentada. “Não se pode apenas criticar por criticar”, fala o professor. Ele diz que não é benéfico ser sempre do contra, mas que é necessário que se tenha argumentos que mostrem o porquê se é contra determinado conceito ou atitude.

Segundo o professor Atílio a saída do curso de Filosofia no ensino médio da grade curricular teve relação com a Ditadura Militar que aconteceu no Brasil entre os anos 1964 a 1985. “A Filosofia foi retirada das escolas, pois ela era entendida como uma disciplina ideológica, de ideologia de esquerda, coisa que não é verdade”, afirma o professor.

Participaram da abertura do evento o diretor geral do Campus, professor José Dílson de Oliveira, e os coordenadores do curso de Filosofia professora Ester Maria Dreher Heuser; da Semana Acadêmica, professor José Atílio Pires da Silveira e do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Fabiano Feldhus.