Zonin eleito coordenador do curso de Agronomia

Eleito por unanimidade o professor Wilson João Zonin do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é o novo coordenador do curso de Agronomia da Instituição.

Segundo Zonin sua candidatura teve quase 100% de aprovação dos discentes e docentes do curso e a posse para o mandato de dois anos acontece no próximo mês de agosto. “Foi muito bom receber esse apoio da comunidade acadêmica e o nosso foco para os próximos anos será buscar o equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão”, comentou.

O professor salientou ainda que pretende trabalhar no sentido de aumentar a inserção do curso em âmbito regional e estadual além de promover os ajustes necessários ao currículo da graduação afim de atender resolução que redefine a profissão. “O profissional dessa área deverá atender novas atribuições e é nisso que vamos nos concentrar para prepara-los ainda mais para esse mercado emergente”.

O curso de Agronomia teve início em 1995 e hoje conta com 200 acadêmicos. A graduação funciona em período integral, ofertando anualmente 40 vagas. O tempo mínimo para integralização é de 5 anos e o máximo de 8 anos, com uma carga horária total de 5.268 horas, das quais, 260 horas são de atividades acadêmicas complementares e 102 horas são de disciplinas optativas. O grau obtido é de Engenheiro Agrônomo.

Além disso, o curso proporcionou a implantação do Mestrado e Doutorado em Agronomia para profissionais das Ciências Agrárias e afins, através de estudos avançados e de atividades de pesquisas relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da Produção Vegetal, visando ao aprofundamento de conceitos, ao conhecimento de métodos e técnicas da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e Região Oeste do Paraná.

Wilson Zonin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação Ambiental. É professor do curso de Agronomia desde 1999 na Unioeste onde também ocupou o cargo de Pró-Reitor de Extensão.

Professor Zonin toma posse como coordenador do curso em agosto próximo