Grupo apresenta pesquisas no calçadão de Cascavel

Nesta quinta-feira (17), a partir das 11 horas no calçadão de Cascavel, em frente à Igreja Matriz, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Fernando Guimarães, a coordenação-geral do Projeto PAF Social, alunos e professores do grupo de pesquisa em indicadores de gestão municipal do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e dos projetos de pesquisa e de auditoria operacional do Campus de Marechal Cândido Rondon, estarão apresentando os resultados preliminares de uma enquete realizada pela Instituição.

Segundo os organizadores a enquete aborda as condições gerais da educação em Cascavel, questionando a população sobre os principais problemas da educação no município, sobre a relação entre investimento e qualidade, entre outros aspectos. Além da divulgação dos resultados prévios, as equipes estarão concluindo a aplicação dos questionários com a população.

Projetos

Projeto de Pesquisa Campus Cascavel: a enquete realizada irá compor um apêndice do Projeto de Pesquisa, que trata da correlação entre as políticas públicas de educação e o atingimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. O trabalho terá como abrangência os municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira e Marechal Cândido Rondon.

Projeto de Pesquisa Campus Marechal: Trabalho de pesquisa na área de saúde, que busca identificar indicadores a partir da análise das informações disponibilizadas no Datasus, no Siops e na realização das despesas com saúde do município de forma servir de apoio ao gestor para a definição de políticas públicas que resultem em melhor desempenho no Idsus. Estão incluídos os 52 municípios da AMOP e Virmond, município paranaense com o melhor Idsus.

Auditoria Operacional Campus Marechal: A auditoria operacional abarca aspectos do planejamento, controle, estocagem e distribuição de medicamentos adquiridos pelo sistema municipal de saúde de Marechal Cândido Rondon. Foram aplicados 433 questionários com usuários do sistema, além de entrevistas com os servidores municipais envolvidos e os principais gestores da área. A equipe concluiu, nessa semana, a análise de dados sobre a aquisição e distribuição de medicamentos, com a previsão de apresentação dos resultados e do relatório no final do mês de junho.